PUB

Mundo

EUA: Joe Biden é o 46º Presidente

Com vitória no Estado da Pensilvânia, Joe Biden chega a 273 mandatos e vence a Eleição Presidencial nos Estados Unidos da América – EUA.

O Democrata Joe Biden, foi eleito o 46º Presidente da República dos EUA, na tarde deste sábado, 7 de Novembro.

Após vitória na Pensilvânia – de acordo com o portal brasileiro noticias.uol.com.br, o Democrata reuniu 273 delegados – três a mais do que o necessário para ganhar o final do pleito de terça-feira, 3, e derrotou o Republicano Donald Trump, que tentava a reeleição.

O resultado oficial pode demorar ainda mais para ser conhecido, e a expectativa é de que haja uma batalha judicial no País, a ser dirrimidida pelos tribunais.

De acordo com as projecções da Imprensa norte-americana, Biden venceu a disputa no Estado da Pensilvânia, levando 20 delegados e ficando, portanto, com 273 votos no Colégio Eleitoral. Cinco Estados seguem, ainda, indefinidos, mas, pelas regras eleitorais, um candidato precisa de, pelo menos, 270 delegados, para ser eleito.

Os Estados Unidos não têm um Órgão Oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Por isso, as projecções da Imprensa são relevantes na divulgação da conquista dos delegados. Pouco após a divulgação da vitória de Biden pela Imprensa americana, o Democrata Joe Biden foi ao “Twitter” para a agradecer a população dos EUA, pela escolha.

Sem apresentar provas, Trump – o Presidente-cessante – tem falado em “fraude” nas Eleições.

Ele já recorreu à Suprema Corte para pedir a suspensão da contagem dos votos, em diferentes Estados.

Num comunicado que veio a público na tarde deste sábado, 7, Donald Trump se recusou a aceitar a vitória de Biden e prometeu tomar medidas legais para questionar o resultado da disputa.

“Joe Biden não foi confirmado como vencedor de nenhum Estado, muito menos dos Estados altamente questionáveis, que terão recontagem obrigatória”, avisou Trump, segundo uma nota divulgada pela Imprensa.

PUB

PUB

PUB

To Top