PUB

Ambiente

Porto Novo: “Extração desenfreada” de pozolana preocupa cidadãos

Lombo Meio, localidade à entrada  da Ribeira das Patas, em Porto Novo, Santo Antão, tem sido alvo de extração desenfreada de pozolana, tornando-se num problema ambiental. Muitos cidadãos estão preocupados com a extração e pedem intervenção das autoridades na resolução do problema.

Como faz saber a Inforpress, um abaixo assinado chegou a ser apresentado, em Agosto, à Procuradoria da República e ao Ministério da Agricultura e Ambiente, por um grupo de portonovenses a alertar para o facto de este inerte  ser explorado sem controle, nesta zona do concelho do Porto Novo.

Esses cidadãos, mencionados pela mesma fonte, dizem se tratar de uma quantidade exagerada de pozolana extraída, o que, como entendem, está a causar um problema ambiental no concelho.

O Ministério da Agricultura e Ambiente e a Câmara Municipal do Porto Novo dizem ter conhecimento da situação e prometem tomar medidas para controlar a exploração de pozolana e outros inertes, com vista  a controlar danos ambientais.  

A zona de Ribeira de Carpinteiro, também na Ribeira das Patas, em Porto Novo, também sofre até à data de hoje com as consequências da exploração desenfreada de inertes, utilizados nas obras de expansão do Porto do Porto Novo, em 2012, e que fez desaparecer a agricultura nesta zona.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top