PUB

Sociedade

Oito instituições nacionais creditadas com diploma de acessibilidade

Oito instituições nacionais vão ser hoje creditadas com um diploma de acessibilidade por terem de forma voluntária adaptado o acesso às suas instituições para pessoas como mobilidade reduzida.

A iniciática é da Federação Cabo Verdiana de Pessoas com deficiência (FECAD) e a entrega dos certificados acontece no âmbito do projeto de acesso à cultura em Cabo Verde e desenvolvimento turístico e representação das pessoas com deficiência.

De acordo com o coordenador do projeto, Joaquim Alves, esta iniciativa visa, ao invés de estar a aplicar coimas às instituições que não cumprem com a lei de acessibilidade, premiar aqueles que estão a agir em conformidade com ela.

“Como é muito complicado atribuir coimas às instituições achamos por bem premiar aqueles que cumpriram com a lei de acessibilidade” afirma.

O objetivo desta iniciativa é incentivar outras empresas a seguirem os mesmos passos e “a ideia é criar uma competição saudável entre as instituições” no sentido de garantir uma maior acessibilidade aos seus serviços por parte das pessoas com deficiência e “pretendemos junto da direção geral do turismo e das agências de viagens criar um link de acesso de todas as instituições premiadas no sentido de lhes dar mais visibilidade” explica Joaquim Alves.

“Futuramente pretendemos ver junto da organização Somos os Melhores de Cabo Verde se é possível ter uma categoria para premiar estas instituições”.

Aves considera, contudo, que ainda falta um longo caminho para que o país possa na totalidade cumprir com a lei da acessibilidade e alerta que os custos das obras de adaptação, são um entrave ao cumprimento desta lei.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top