PUB

Cinema

Cabo Verde em grande no festival de cinema do Burkina Faso:  Yury Ceuninck e Samira Vera-Cruz conquistam vários prémios

Os projectos documentários “O novo homem” de Yury Ceuninck e “E quem cozinha?” de Samira Vera Cruz estiveram entre os 10 premiados na 5ª edição do “Ouaga Films Lab” realizado em Burkina Faso. Estes jovens cineastas cabo-verdianos conquistaram vários prémios, elevando a bandeira de Cabo Verde além fronteiras.

No festival, que aconteceu de 27 de Outubro a 7 de Novembro, em Ouagadougou, Burkina Faso, “O novo homem”, projeto documentário de Yuri Ceuninck, produzido por Natasha Rodrigues da Korikaxoru Films, foi vencedor do “Medienboard Berlin-Brandenburg Award”, que consiste numa bolsa de uma residência de escrita por três meses na Alemanha.

O mesmo conquistou também o “Doc Award” – bolsas de produção para dois projetos avançados de documentário e o “IDFA Award” – bolsa de participação no IDFA Fórum – Amsterdam International Documentary Film Festival, na Holanda.

Este segundo prémio (IDFA Award) foi também arrebatado pela cineasta Samira Vera-Cruz, com o projecto documentário “E quem cozinha?” produzido por Pedro Soulé da “Kriolscope Filmes” em co-produção com a Parallax Produções, da Samira Vera-Cruz.

“E quem cozinha?” venceu também, um outro prémio, o “Doc World Cinema Fund/Goethe-Institut” –  que consiste na orientação de desenvolvimento e acompanhamento da produção de um projeto de documentário oferecido pelo Berlinale World Cinema Fund e pelo Goethe Institute (Alemanha).

Quer Samira, quer Yuri, mostram-se radiantes pela conquista dos prémios e pela participação física no festival, pelos momentos enriquecedores e partilha de experiência.

Samira Vera Cruz, através da sua página do Facebook, manifestou que Cabo Verde esteve “bem representado”. 

“Não tenho palavras para expressar o quanto estou feliz e grata por estar aqui e levar para casa dois prémios. O Ouaga Film Lab tem sido um sonho enorme há algum tempo. Um enorme obrigado a todos os nossos mentores”, escreveu.

Em entrevista ao A NAÇÃO avançou ainda que não estava à espera deste reconhecimento, mas foi uma honra ser agraciada. “É uma oportunidade de encontrar um co-produtor internacional e abrir portas a mais fundo internacionais cruciais para financiar o projecto”.

De realçar que o “Ouaga Film Lab” é uma plataforma de encontro entre especialistas e jovens talentos africanos que estabelece uma ponte entre as redes profissionais africanas e o resto do mundo.

O principal objectivo é fortalecer a competitividade dos diretores e produtores da África Ocidental para os principais laboratórios internacionais e facilitar o acesso ao financiamento local e à coprodução internacional através da estreita colaboração com mentores experientes de todo o continente africano.

PUB

PUB

PUB

To Top