PUB

Política

Autárquicas 2020/São Domingos: Isaías Varela reitera promessas de campanha durante tomada de posse

Os novos órgãos municipais eleitos para a Câmara Municipal de São Domingos foram ontem empossados. Isaías Varela, eleito novo autarca, pelo PAICV, reiterou o seu propósito de trabalhar para colocar o município na senda do desenvolvimento de Santiago e de Cabo Verde.

Esta é a primeira vez que o PAICV é eleito para governar São Domingos. Citado pela Inforpress, Varela, afirmou que vai apostar numa governação estribada na alavancagem das potencialidades locais, no desenvolvimento da economia e na promoção de parcerias com entidades públicas e privadas, de modo a colocar o concelho na senda do desenvolvimento de Santiago e de Cabo Verde.

“O Povo de São Domingos escolheu um projecto, uma nova equipa e uma nova visão de desenvolvimento, assente no compromisso de materializar as potencialidades do município, promover um desenvolvimento integrado e harmonioso, trazer as pessoas para a centralidade das acções e opções políticas, gerar oportunidades de emprego e rendimentos para empoderar os jovens e as famílias e desenvolver o município de uma forma inclusiva, sem deixar ninguém para trás”, disse.

Para isso, vai apostar em parcerias diversificadas, com o Governo e diferentes instituições e organismos.

“Esta parceria constitui o único caminho possível para atingir os objectivos propostos e garantir a qualidade de vida dos munícipes, pela via do emprego, do rendimento, da competitividade e da geração de riquezas”, acrescentou.

Isaías Varela reiterou as várias promessas feitas durante a campanha eleitoral nomeadamente a transformação de São Domingos num município moderno, infra-estruturado, atrativo para a fixação de residência, um município de oportunidades para a juventude e para o sector privado, facilitador e promotor de investimentos estruturantes.

Também a presidente da Assembleia Municipal, Felismina Moreno, prometeu zelar para o cumprimento escrupuloso das leis que regulam o papel dos eleitos, enquanto fiscalizadores e defensores dos interesses dos munícipes.

“Prometemos uma fiscalização amiga e democrática, mas firme, fiel e imparcial. Preventiva, mas também, justiceira, sonhando junto com o povo para realizar, colocando-nos no papel do outro”, disse.

A cerimónia de investidura dos órgãos municipais eleitos, nas eleições de 25 de Outubro, foi presenciada pela ministra das Infra-estruturas, Habitação e Ordenamento do Território, Eunice Silva, que manifestou toda abertura do Governo para continuar a colaboração com a equipa eleita no sentido de manter a dinâmica de desenvolvimento em São Domingos.

“Nós temos quatro anos e meio de mandato e temos trabalhado com todas as câmaras sem excepção, inclusive as câmaras onde o PAICV é poder. Portanto não se pode colocar o problema de relacionamento neste momento. Nós vamos continuar a trabalhar da mesma forma”,disse.

Nas autárquicas de 25 de Outubro em São Domingos, o PAICV, liderado por Isaías Varela, venceu com 3.755 votos, correspondente a 54.2%.  O MpD, que concorreu à sua própria sucessão, conseguiu 2.689 (38.8%) elegendo sete deputados, tendo o PAICV elegido 10 dos 17 deputados e todos os sete vereadores.

Concorreu ainda a candidatura de “Ami é San Domingus” liderada por Milton Paiva que conseguiu apenas 313 votos para a Câmara e 341 para a Assembleia, equivalente a 4,5% e 4,9% das votações.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top