PUB

Município São Vicente

São Vicente: Sai-se da primeira sessão da Assembleia Municipal sem Mesa formada

Sem consenso, a sessão ficou apenas na tomada de posse dos 21 eleitos municipais e sai-se sem Mesa definida, após a lista proposta pelo MpD ser chumbada. A sessão deve continuar amanhã (18) às 10h na Academia de Música Jotamont.

O que era para ser uma sessão de instalação dos Órgãos Municipais de São Vicente transformou-se em uma troca de argumentos e citação de artigos do Regimento da Assembleia Municipal e dos Estatutos dos Municípios. Nem sequer falou-se do acto solene da instalação da Câmara Municipal.

Na cerimónia aconteceu a tomada de posse da Assembleia Municipal dos 21 deputados eleitos diretamente no passado 25 de Outubro: nove do MpD, sete da UCID, quatro do PAICV e um do Mas Sonsent.

A seguir à cerimónia realizou-se a primeira sessão da Assembleia Municipal com a mesa provisória, constituída pela primeira eleita na lista mais votada, no caso Lídia Lima (MpD) e pelos dois eleitos mais novos para Vice-presidente e Secretário, a dirigir a secção.

Com cinco minutos estipulados para entrega das listas concorrentes, somente o MpD apresentou uma lista para votação. A lista indicava Lídia Lima como presidente da Mesa, Miguel Duarte para Vice-presidente e Domingos Lima como Secretário, no entanto foi chumbada com 12 votos contra e nove a favor.

Após a não aprovação da lista pela maioria, o PAICV em conjunto com a UCID apresentaram um requerimento a pedir a aceitação de uma nova lista para votação, mas esta não foi submetida pela mesa provisória, o que foi classificado como “comportamento ditatorial”.

Portanto, sem chegarem a um consenso na formação da Mesa definitiva da AM, Lídia Lima optou por adiar a sessão para amanhã, quarta-feira,18, decisão esta que não foi bem aceite pelos presentes.

Lima justificou o adiamento evocando as normas sanitárias impostas pela delegacia de saúde da ilha, que a reunião não durasse mais de 2H30.

PUB

PUB

PUB

To Top