PUB

Destaques

Destaques da edição 870 do Jornal A NAÇÃO

 

DESTAQUES

Privatização da CV Handling 

Alargamento do prazo do concurso gera burburinho 

O alargamento do prazo de 10 de dias para a apresentação de propostas para a privatização da CV Handling não caiu bem junto dos concorrentes que remeteram as suas propostas dentro do prazo previamente estabelecido no anúncio do concurso. A NAÇÃO sabe que a UASE está na posse de oito propostas, daí a estranheza em relação à dilatação do prazo do referido concurso. 

 

São Vicente

Candidatos às autárquicas recebidos com frieza e desencanto  

Cidadãos ouvidos pelo A NAÇÃO consideram baixo o nível dos cinco candidatos à Camara Municipal de São Vicente, não vendo em Augusto Neves, António Monteiro, António Duarte, Carlos Araújo ou Nelson Lopes especial atributo para devolver à ilha a pujança de outrora. Estranhamente, apesar de Augusto Neves ser considerado um “mau candidato” não se desenha, na perspectiva dos nossos entrevistados, ninguém capaz de batê-lo nas urnas. 

 

Herança colonial 

Reparações, dor e desassossego

A reparação dos danos provocados pelo colonialismo português, defendida pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, lançou uma onda de indignação e estupefação em Portugal. Nos últimos anos, se alguns países responsáveis pelo tráfico negreiro, como a Holanda e a Dinamarca, pediram desculpas pela sua participação, outros, como a Alemanha, chegaram mesmo a pagar avultadas somas. Mas, a maioria mantém-se em silêncio, num tema tabu e incómodo para a maioria das consciências europeias. Tem Cabo Verde razões para sentir-se parte desta história? 

 

Os “centenários” 

Margarida Frederico Delgado, 101 anos de história

Margarida Frederico Delgado, ou Guida, carrega com ela 101 anos de história. Da esfera pessoal e do último século deste país, desde o governo autoritário de Salazar, passando pela independência até aos dias actuais. Lembra-se de tudo e de todos, incluindo dos vários alunos que pelas suas mãos passaram para receber explicação, muitos hoje figuras da nossa política e governo. 

PUB

PUB

PUB

To Top