PUB

Sociedade

Cabo Verde terá 4 salas de escutas para crianças vítimas de agressão sexual

Cabo Verde vai passar a ter 4 salas de escutas para crianças vítimas de agressão sexual.  O projeto, avaliado em 340 mil dólares, foi conseguido pela ACRIDES, Associação de Crianças Desfavorecidas, junto da embaixada dos EUA. A implementação do projeto será feita pelo Governo de Cabo Verde.

Em príncipio, as 4 salas de escuta serão instaladas nos municípios da Praia, São Vicente, Sal e Boa Vista.

“Nós apresentamos o projeto, tivemos um financiamento, mas nós seguiremos as orientações do Governo, porque eles é que sabem onde é que é o melhor espaço e como é que se pode fazer”, explivca Lourença Tavares, presidente da ACRIDES, citada pela RCV.

Lourença Tavares diz-se satisfeita em ver o engajamento do Governo e do Conselho Geral da Magistratura em abraçar o projeto e por ajudar Cabo Verde a dar um grande passo na realização de uma justiça “amiga da criança”.

“Realmente faz todo sentido a justiça cabo-verdiana dar esse contributo para que tenhamos uma justiça amiga da criança, uma justiça em que não vemos somente nos tribunais, mas em termos de toda a cadeia, todas as instituições responsáveis para o atendimento dessas crianças”, explica Tavares.

Na opinião desta ativista social, o país precisa melhorar a realização da justiça envolvendo crianças vítimas de agressão sexual e essa melhoria depende de todos os envolvidos na matéria.

“Precisamos melhorar, precisamos que cada um de nós desempenhe bem o seu papel, porque é uma rede de escuta e de profissionais que ouvem a criança e que escutam a criança. E se cada um escutar de forma humana com certeza a justiça será feita da melhor forma”, conclui a presidente da ACRIDES.

A apresentação pública do projeto será feita na próxima sexta-feira, 20, dia em que se assinalam os 31 anos da Convenção dos Direitos da Criança.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top