PUB

Economia

Stefania Alves: uma jovem que transformou um dom em empreendedorismo

Stefania Alves ou “Fania” como é popularmente conhecida, é uma jovem praiense de 29 anos, com uma personalidade forte e destemida e com um dom desde muito pequena para a confeitaria. Um dom que soube transformar em empreendedorismo.

Lutadora e persistente, Fania tem um dom para a confeitaria e soube, desde muito pequena, o que queria ser e fazer. Pois, aos 12 anos de idade, já fazia bolos para família e amigos e realça com orgulho que sempre foi motivada por eles a investir na área de confeitaria, no entanto, na época, parecia um “desejo inalcançável”.

Depois de terminar os seus estudos secundários no Liceu Pedro Gomes, Praia, aos 19 anos, já mais confiante de si, decidiu fazer o curso de cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV).

Depois do curso trabalhou na empresa RIU Hotels and Resorts, na ilha de Boa Vista e, neste momento, trabalha como pasteleira no Hotel Pestana Trópico, na capital.

Driblar dificuldades

Com a chegada da pandemia, Fania viu-se obrigada a “driblar” as dificuldades apostando no seu próprio negócio. Começou a fazer bolos em casa, a um preço acessível, e a publicar nas redes sociais e daí, como relata, começou a receber encomendas e, até dado momento, as reservas só aumentaram.

Nesta caminhada como empreendedora, esta mãe solteira com dois filhos, teve alguns apoios importantes para colocar o seu projecto de pé. Fania diz ter recebido recentemente um financiamento da Associação KELEM, em Desenvolvimento no projeto Microcrédito Comunitário e, também, outro apoio dado por uma tia que lhe ofereceu uma máquina profissional e alguns materiais para poder desenvolver o seu trabalho de confeiteira, apesar de manter o emprego no hotel.

 Fazer com amor

Colocando sempre muito amor no que faz, esta jovem sonha um dia em ser uma confeiteira de sucesso e de referência e servir de exemplo, para quem quer investir no próprio negócio e correr atrás dos sonhos.

Fania afirma que o maior desafio de ser empreendedor é superar os próprios limites, ser criativo e inovador, por isso, aconselha “trabalhem duro e sejam disciplinados naquilo que fazem, nunca parem de aprender, sejam muito organizados e comprometidos com o trabalho e principalmente tenham muito amor por aquilo que fazem”.

Este o segredo que a faz persistir e correr atrás dos sonhos, sentindo-se uma mulher realizada, mas consciente que é preciso conhecimento e aprendizagem continua para evoluir como empreendedora.

PUB

PUB

PUB

To Top