PUB

Santiago

Doenças sexualmente transmissíveis: Praia recebe a 1ª edição da semana internacional do teste

O país recebe pela primeira vez, na cidade da Praia, a semana internacional do teste que tem por objetivo promover o acesso ao rastreio das doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa parte da Verde Fam – Associação Cabo-verdiana para a Proteção da Família.

Durante toda esta semana, de 23 a 29 de Novembro, várias localidades da cidade da Praia vão receber uma equipa formada por técnicos e enfermeiros da Verd Fam que vão realizar testes de despiste de algumas doenças sexualmente transmissíveis.

Em entrevista à RCV, a diretora executiva, Elizabete Xavier, explica o objectivo.

“Durante estes sete dias vamos tentar rastrear algumas pessoas a nível das infeções das doenças sexualmente transmissíveis. Neste caso vamos realizar testes de HIV, “Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. É algo inovador, é a primeira vez, mesmo para a Verde Fam que trabalha com os direitos da saúde sexual e reprodutiva, mas é a primeira vez que vamos ter rastreio de todas essas infeções sexualmente transmissíveis.”

Grupos mais vulneráveis como é o caso dos profissionais do sexo e dos homossexuais, terão uma atenção especial nesta semana internacional do teste.

“Nestes casos, os homens que fazem sexo com homens, os profissionais do sexo e usuários de droga.  Já existem projetos direcionados a esses grupos e vão ser privilegiados por esse rastreio comunitário e também está aberta à população geral, onde também vamos fazer a sensibilização destas infeções, a distribuição e sensibilização para a utilização do preservativo, obedecendo a todas as regras sanitárias a nível de prevenção e combate da Covid-19.”, elucida a diretora.

As clínicas da Verde Fam, no Palmarejo, e na Várzea, também estarão abertas para aqueles que queiram aderir a essa semana de despiste de doenças sexualmente transmissíveis das 9 horas às 12h30 e das 15 às 19 horas.

Também dispõem de uma tenda de rastreio que estará aberta ao público no largo da Sucupira durante todo o dia de hoje e amanhã, terça-feira.

Além disso, o posto móvel da instituição percorrerá outros bairros da capital do país, como é o caso da Bela Vista, Paiol, Tira Chapéu, Achada Grande, Achada Santo António, Fontes Almeida, Achada São Filipe e Fazenda Esperança, das 16 às 19 horas.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top