PUB

Desporto

ICIEG e FCF assinam protocolo para envolver seleção nacional nas estratégias de combate a VBG

O Instituto Cabo-verdianos de Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) e a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) assinaram, nesta quarta-feira (25), um protocolo com vista a envolver a selecção nacional nas estratégias de combate a Violência Baseada no Género.

A presidente do ICIEG, Rosana Almeida, destaca a celebração deste protocolo que acontece precisamente neste dia Mundial para eliminação da violência contra mulheres e meninas.

“Hoje celebra-se o dia internacional da irradicação de todas as formas de violência contra meninas e mulheres em todo o mundo. Começa a campanha para os 16 dias de activismo, campanha laranja das Nações Unidas, que termina no dia 10 de Dezembro. Portanto até lá, temos uma agenda repleta com várias actividades para assinalar a data porque a meta de facto é erradicar a violência baseada no género”, diz Rosana Almeida, em declarações a RCV.

Com o protocolo o ICIEG responde a uma chamada da FIFA para o combate a violência baseada no género, diz Rosana Almeida, destacando igualmente o papel que cabe a FCF nesta luta.

“Coincidentemente quando fomos ter com a federação cabo-verdiana de futebol, já havia essa ideia de envolver os desportistas, as selecções de cada país, no combate a violência neste tempo de pandemia. Portanto isto tudo é ouro sobre azul. Não vamos combater este mal social, este problema de saúde pública com impacto no PIB sem de facto envolvermos os homens”.

 O ICIEG pretende mobilizar rapazes e homens a serem verdadeiros embaixadores da igualdade de género em Cabo Verde e nesse sentido entende que a força dos “Tubarões Azuis” poderá ser canalizada em prol de causas como o combate a VBG na sociedade cabo-verdiana.

“O protocolo é vasto, vai desde formação que queremos dar aos membros da federação para um combate sem tréguas a VBG. Provavelmente também envolver todos os jogadores em causas nobres divisão de tarefas domésticas, cultura de igualdade de género e falar com outros jovens que sejam de facto os embaixadores para que possamos continuar  a diminuir a VBG em Cabo Verde que já regista uma diminuição de 12%”.

Como padrinhos do evento, o ICIEG e a FCF convidaram a coordenadora residente das Nações Unidas e o embaixador dos EUA em Cabo Verde. Este acto enquadra-se também dentro da campanha dos 16 dias de activismo pelo fim da violência contra mulheres.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top