PUB

Artes Plásticas

URDI abre hoje as portas com 187 artesãos em todo o país

Arranca hoje no Mindelo a 5ª edição da URDI – Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde. A iniciativa este ano é descentralizada e conta com a participação de 187 artesãos em todo o país, num circuito nacional.

O Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) realiza a 5ª edição da URDI desta vez em todas as ilhas do país. Durante cinco dias 187 artesãos irão abrir os seus ateliers e receber o público para adquirir e conhecer os seus trabalhos.

A abertura oficial da Feira acontece esta quarta-feira as 18h na praça Amílcar Cabral (Praça Nova), em Mindelo, e será presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente. Estará presente ainda os presidentes da Câmara Municipal de São Vicente, Porto Novo e São Miguel e o diretor do CNAD, Irlando Ferreira.

Após o ato de abertura realiza-se a inauguração do Salão Created in Cabo Verde, que este ano tem como tema “LossGuia-um mar na criação”, cujo vencedor do concurso vai ser anunciado durante a inauguração. Ainda no programa da URDI consta “Grandes conversas”, com a participação de algumas personalidades cabo-verdianas, entre elas, Germano Almeida, Vasco Martins, Bento Oliveira e ainda oradores do Brasil, Portugal e Moçambique.

O destaque desta edição da URDI vai para o mestre artesão João Fortes, falecido no mês de Junho. Este será homenageado e também lembrado através da exposição “Trama, memória e luz, jornadas do mestre João Fortes”, montado na galeria Zero Point Art, no Mindelo.

A URDI 2020, sob o lema Equilíbrio, Ecologia e Criatividade, decorre de 25 a 29 de novembro, em 22 Municípios de rede nacional, e tem como destaque os Municípios do Porto Novo (ilha de Santo Antão) e São Miguel (ilha de Santiago).

PUB

PUB

PUB

To Top