PUB

Economia

São Vicente: Parque Tecnológico pronto em Maio de 2021

A garantia foi deixada hoje pelo primeiro-ministro, durante a sua visita às obras do parque tecnológico da ilha. Ulisses Correia e Silva destacou ainda que se trata de uma “boa infraestrutura para dinamizar a economia digital”, em São Vicente.

Para o primeiro-ministro o atraso na conclusão da obra deve-se à pandemia que condicionou o mundo, pois se não fosse a covid-19 e as condições de confinamento, já se estaria na fase de conclusão do projeto.

“É um bom empreendimento, uma boa infraestrutura para dinamizar a economia digital em São Vicente. Vai ter Data Center, uma parte do Parque Tecnológico vai receber incubadoras de empresas, formação e vai desempenhar um papel importante de um sector que em Cabo Verde temos um potencial grande”, disse o primeiro-ministro, que espera que o investimento vá apoiar “jovens com talento e com vontade de fazer” e “grandemente a infraestrutura digital”.

Em relação ao Orçamento de Estado, Ulisses Correia e Silva disse acreditar que a obra “está dentro dos paramentos definidos” e que até à conclusão espera não haver “mais sobressaltos” para além dos provocados pela covid-19.

De acordo com a explicação dada pelo chefe do Governo, o Data Center no Mindelo vai funcionar em harmonia com o da Cidade da Praia que já está em funcionamento, pois há necessidade de backups (sistema de armazenamento de dados) e para além de servir a economia cabo-verdiana dá uma perspectiva de exportação de serviços.

“Em termos de tempo, há sincronia possível, tendo em conta que o da Praia já funciona. Este aqui é para depois servir de complemento, de backup e outras valências, nomeadamente o parque empresarial”, disse Correia e Silva.

A obra foi anunciada a 06 de Fevereiro de 2019 pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que na altura considerou que a infraestrutura iria dotar São Vicente de “competências, capacidades e qualificações”, com vista a melhorar a economia.

Contudo, em Junho deste ano, o ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, anunciou que o prazo para a conclusão do Data Center seria renegociado devido à pandemia.

Esta obra, segundo o chefe do executivo, está integrada dentro do “grande projecto” do parque tecnológico em Cabo Verde e que se enquadra dentro de uma “política maior” de desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação (TIC).

O Data Center do Mindelo está inserido no projeto de parque tecnológico de Cabo Verde, um investimento orçado em 35,9 milhões de euros, com cerca de 31 milhões financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e tem por objetivo, de acordo com o Governo, transformar Cabo Verde numa “plataforma segura para o lançamento de negócios na África Ocidental e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)”.

C/ Inforpress.

PUB

PUB

PUB

To Top