PUB

Artes Plásticas

URDI Porto Novo: Apesar de pouca dinâmica, artesãos enaltecem iniciativa 

Um total de 14 artesão participam na extensão da URDI, Feira do Artesanato e Design, em Porto Novo. Apesar da pouca dinâmica verificada, devido ao contexto pandémico, os artesãos elogiam e enaltecem a iniciativa .

A cidade do Porto Novo participa na URDI 2020 como município convidado. Durante menos de uma semana, 14 artesãos receberam convidados e  o público nas casas e ateliês, contudo a dinâmica foi fraca, segundo os artesãos.

O cenário pandémico que se verifica, justificam os mesmos, condicionou às visitas. Contudo, o esforço de realizar a URDI em contexto pandémico é elogiado.

“É gratificante termos esta oportunidade, mesmo que num ano atípico, de expormos os nossos trabalhos, sendo uma forma de marcarmos presença e não deixar que o ano passe despercebido”, reconhece Luís Lopes, artesão com 30 anos de experiência.

Para este artesão, a edição 2020 da URDI mostra resistência e força de vontade dos artesãos, que reconhecem que “o lugar ideal” é junto da arte, mesmo com barreiras.

Apesar de não registar a dinâmica habitual e que se tem hábito nas exposições, os artesãos mostraram o que melhor se faz na área do artesanato em Porto Novo. Da cestaria à olaria, da cerâmica à tecelagem.

Maria Lima, também artesã, participa da edição de Porto Novo com “muito gosto” e “força de vontade”. Recebeu poucas visitas no ateliê, mas diz-se feliz em participar da “festa” do artesanato nacional.

O pedido dos artesãos é que as autoridades e o público em geral continuem a valorizar a arte do artesanato, que conhece novos patamares, nomeadamente, com a profissionalização da arte e dos artistas.

Porto Novo ganhou recentemente um Laboratório Experimental de Arte e Design (LEAD) para produzir e expor. Os artistas locais pedem que o laboratório tenham o verdadeiro sentido e que não fique só pelo nome.

A extensão da URDI em Porto Novo decorreu nas casas e atelier dos artesãos e terminou com uma exposição coletiva dos 14 participantes no LEAD.

A edição 2020 da URDI descentralizou o evento para outras ilhas do país, por motivos de Covid-19.

PUB

PUB

PUB

To Top