PUB

São Vicente

Trabalhadores do INMG pedem intervenção do Governo na aprovação do PCCS

Os trabalhadores do Instituto Nacional da Meteorologia e Geofísica (INMG) exigem a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para ainda este ano, após anos de luta laboral.

Em conferência de imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), em representação dos trabalhadores do INMG, solicita que o Governo intervenha no Instituto no sentido de aprovar o PCCS.

Luís Fortes, representante das organizações trabalhistas, diz trata-se  de uma pendência de justiça de carácter urgente, necessária e “indispensável” para o bom funcionamento do INMG.

Os trabalhadores, conforme a mesma fonte, estão “agastados” com a situação e pedem a aprovação, ainda este ano, do PCCS.

“Os colaboradores do INMG querem o PCCS aprovado ainda este ano, para que este instrumento venha fazer justiça, equilíbrio, valorização, igualdade, equidade e reposição dos direitos laborais aos que de facto tem de pé, com muita responsabilidade e dedicação, o INMG”, adianta Luís Fortes.

Os funcionários do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica travam há vários anos embates laborais com a entidade patronal. Anunciaram no início de 2019 um pré-aviso de greve que não se efetivou. No final do mesmo ano, foi marcada uma nova paralisação, suspensa por requisição civil.

Contudo, o sindicato que representa esses trabalhadores, diz que apesar de agastados, continuam determinados em levar adiante a luta pelos seus direitos e dignidade laboral “até às últimas consequencias”.

Situação IMP

Luís Fortes aproveitou a conferência de imprensa para expor também a situação laboral dos funcionários do Instituto Marítimo e Portuário (IMP) sobre a efetivação de uma resolução publicada em novembro de 2019 pelo Conselho Diretivo do IMP, referente a progressões, promoções e reclassificações, no sentido de resolver a “estagnação” na carreira.

PUB

PUB

PUB

To Top