PUB

Economia

PCA do NOSi garante que todos os serviços do Estado estarão a funcionar até sexta-feira

O Presidente do Conselho de Administração do NOSi, Carlos Tavares de Pina, garante que todos os serviços do Estado estarão a funcionar até esta sexta-feira,4. Isto, uma semana depois da rede tecnológica privativa do Estado sofrer um ataque cibernético que levou a um apagão geral de toda a rede. Por exemplo, no SEF da Praia, até esta quinta-feira,3, continuavam sem sistema.

Citado pela RCV, Carlos Tavares, garante que todos os serviços já foram recuperados, entretanto a sua disponibilidade será de forma gradual.

“Hoje mesmo os serviços que já estavam a funcionar desde segunda-feira à tarde com algumas limitações, vão começar a funcionar na plenitude, nomeadamente o INPS, A Casa Do Cidadão, Finanças, como o sistema de pagamento, a delegação de receitas do Estado”, elencou, adiantando que “o processo, a operação de limpeza, a operação dos computadores para entrar na rede é mais lenta daí alguma dificuldade”, explica Carlos de Pina.

Relativamente aos serviços centrais nas outras ilhas, essa fonte alega que a maioria dos computadores já foram higienizados e algumas ilhas já têm os serviços disponíveis prontos para entrar na rede, no entanto, outras ainda estão em andamento.

“Em São Vicente temos todos os cartórios e conservatórios com os serviços disponíveis e todos os computadores já foram higienizados. No Sal temos a conservatória também com todos os computadores disponíveis na rede, mas a Casa do Cidadão está em processo, temos alguns computadores infetados. Em Santo Antão, na Câmara Municipal na Ribeira Grande, todos os computadores estão higienizados. Na Câmara Municipal de São Felipe está em processo, julgo que hoje já vão poder trabalhar e em várias outras ilhas. Também nas Câmaras Municipais, em todos os concelhos, estamos a atuar”, avançou.

Carlos de Pina valoriza o esforço da equipa de gestão de crise que alega ter trabalhado 24 horas por dia. A equipa que foi complementada por um grupo no terreno, com todos os colaboradores do NOSi, inclusive os estagiários para garantir que todos os serviços do Estado estejam a funcionar regularmente até sexta-feira.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top