PUB

Economia

UNTC-CS acusa INPS de gestão danosa de mais de quatro milhões de contos

A presidente da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS), Joaquina Almeida, acusa o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de gestão danosa ao utilizar mais de quatro milhões de contos para adquirir os títulos consolidados de mobilização financeira do Banco Central de Cabo Verde (BCV).

A líder da UNTCS justificou que esta alegada gestão danosa deve-se ao facto de o Governo estar a utilizar dinheiro dos trabalhadores para resolver os seus problemas de tesouraria.

“Gestão danosa do INPS ao adquirir do BCV, Banco Central de Cabo Verde, os títulos consolidados de mobilização financeira. São mais de quatro mil milhões de escudos do dinheiro dos trabalhadores que o Governo está a dispor para resolver os problemas de tesouraria, financiando o sector público e esconder a dívida pública”, acusou, ontem, segunda-feira, 7, em conferência de Imprensa, a presidente da Central Sindical.

“Denunciamos assim a aquisição dos títulos consolidados de mobilização financeira, porque viola flagrantemente o artigo 4º, número 1 da lei nº 60/IX/2019 de 20 de Julho que veda a mera troca e consequente registo contabilístico e, esse negócio, corresponde grosso modo, a uma troca. Por conseguinte, está adstrito ao cumprimento, à formalidade de registo contabilístico”, explica Joaquina Almeida, considerando tratar-se de “um abuso de poder por parte do Governo no INPS” e uma “prática ilegal” por parte do INPS”.

Segundo a presidente da UNTC-CS, o contrato de compra e venda entre o INPS e o BCV foi aprovado pelo Conselho Directivo do INPS a 4 do corrente mês, pelo que, apesar de ter votado contra, a Central Sindical encontrava-se em minoria.

Recorde-se que, além da UNTC-CS e do Governo, também têm assento no Conselho Diretivo do INPS a Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL) e as câmaras de comércio.

C/RCV

 

 

 

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top