PUB

Cultura

Cidade de Assomada: Cláudio Sousa apresenta “Uma Noção d’África”

O jovem tarrafalense (de Santiago) Cláudio H. Sousa, apresentou, na tarde  de quarta-feira 9, a sua obra intitulada “Uma Noção d’África”, na Biblioteca Municipal  de Santa Catarina (no interior de Santiago).

O evento teve a sua emissão gravada, para que, esta quinta-feira, 10, seja divulgada nas redes sociais da Câmara Municipal de Santa Catarina,  por motivo de dificuldade de acesso à Internet, para a sua transmissão.

A apresentação da obra decorre de um Projecto apresentado por um finalista do Curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial da Universidade de Santiago (US), Augusto Carvalho, cujo estágio decorre no Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) da Câmara Municipal de Santa Catarina, que, com entusiasmo, se juntou à ideia.

“Uma Noção d’África” é um trabalho do fim de Curso do autor, em torno da problemática da criação dos Estados Unidos de África, defendido em Agosto de 2013, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

“A África encontra-se numa difícil e angustiante encruzilhada” na avaliação de Sousa – entre a displicência dos líderes africanos e a marca perversa da brutalidade do Colonialismo Ocidental que, tendo despersonalizado o homem africano, amputando-o da sua história e das suas raízes mais profundas, continua perpetuando a Colonização, agora, por outros meios e diversas circunstâncias.

O livro é um retrato e uma radiografia muito bem escalpelizada por Cláudio H. Sousa, num contributo inestimável para uma nova leitura da História do continente africano.

A obra foi apresentada por António Alte Pinho, jornalista de formação e assessor de comunicação da Câmara santa-catarinense, juntamente com Loisito Tavares de Sousa, nascido e criado no Tarrafal, licenciado em História e professor na Escola Secundária do Tarrafal.

Cláudio H. Sousa licenciou-se em História pela Uni-CV), em 2013, nasceu na Cidade de Tarrafal, no ano de 1991. Frequentou, também, o Curso de Educação Política, na “Nkrumah School”, da África do Sul.

Nas últimas Eleições Autárquicas de 25 de Outubro, Cláudio Sousa foi  candidato a edil do Tarrafal, com o suporte do MIT (Movimento Independente Tarrafal), ficando em terceira posição  dos cinco pretendentes.

 

PUB

PUB

PUB

To Top