PUB

A Não Perder

“A Terra Inabitável: Vida após o Aquecimento”

Em resposta a um desafio que lhes foi lançado pelo Jornal A NAÇÃO, vários colaboradores e leitores, entre eles destacadas figuras da nossa sociedade, enviara-nos as suas sugestões de leituras, filmes, músicas, etc. Com a devida vénia, partilhamos aqui uma das sugestões de leitura de Antero Veiga, Gestor e antigo Ministro da República de Cabo Verde.

Estou agora a ler “The Uninhabitable Earth: Life after Warming” (A Terra Inabitável: Vida após o Aquecimento), de David Wallace-Wells (2019).

Trata-se, a meu ver, de uma arrepiante articulação, diria até muito bem fundamentada, do risco de extinção que a humanidade está a enfrentar, devido às mudanças climáticas produzidas pelo aquecimento global.

Wallace-Wells afirma que o planeta Terra já passou por cinco períodos de extinção em massa, antes do que estamos a viver agora. Cada período significou uma autêntica limpeza do registo fóssil, que funcionou como um reajustamento evolutivo.

Todos, exceto aquele que levou à extinção dos dinossauros, envolveram mudanças climáticas produzidas por gases de efeito estufa.

Claro que essa extinção não vai acontecer agora. Mas o momento de ação da humanidade é agora. Felizmente, temos conhecimentos científicos e tecnológicos que nos permitem agir com sentido de futuro. Terá o Coronavírus algum papel a desempenhar nisso tudo? Espero bem que não.

Por fim, nestas notas de reflexão e leituras, sugiro duas páginas na Internet onde há milhares (ou mesmo milhões) de livros que podem ser disponibilizados, gratuitamente, em PDF ou outros suportes eletrónicos e em várias línguas: www.pdfdrive.com e www.farofafilosofica.com. Sei que há muitos outros. Fiquem em casa, no aconchego familiar e com pensamento positivo.

Antero Veiga

Administrador/Gestor

NOTA: Quem é David Wallace-Wells?

David Wallace-Wells, formado nas universidades de Chicago e Brown, foi editor da revista Paris Review e é atualmente editor e colunista da revista New York e escreve ainda para o jornal britânico The Guardian. É “national fellow” do think tank New America. Em Julho de 2017 publicou um artigo sobre o clima na New York que se tornou viral, atingindo em poucos dias seis milhões de visualizações. Foi o artigo mais lido até então naquela revista e serviu de inspiração para este livro – um bestseller da New York Times.

 

PUB

PUB

PUB

To Top