PUB

Política

Jacira Monteiro assume Câmara Municipal de Santa Catarina

A presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina vai ser assumida, a partir de hoje, pela vereadora Jacira Monteiro, segunda eleita da lista do Movimento para Democracia (MpD). José Alves Fernandes continua nos cuidados intensivos do Hospital Agostinho Neto (HAN).

O primeiro presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Jacinto Santos, em declarações à rádio pública, frisa que a substituição de José Alves Fernandes, atual presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, mais conhecido por Beto Alves, por Jacira Monteiro decorre no estatuto do município.

“Neste caso, como ele não pode nomear um substituto, na falta de designação caberá ao segundo membro da lista da candidatura do presidente e assim sucessivamente. Significa que o segundo elemento da lista do MpD é que o substituirá por impedimento”, explica Jacinto Santos.

Contudo, aguarda-se por saber se Jacira Monteiro concluirá a organização dos pelouros realizada por Beto Alves ou se deve segui-lo na via própria. Em qualquer dos procedimentos, cabe à Assembleia Municipal aprovar a profissionalização total ou parcial dos vereadores. A sessão extraordinária da assembleia já está convocada para 6 e 7 de janeiro.

Beto Alves em estado crítico

O diretor clínico do HAN, Victor Costa, em declarações à imprensa, garante que a sua equipa não está a medir esforços para reverter o quadro do autarca, mas afirma que “é uma situação muito crítica”.

“Já fizemos todos os esforços no sentido de recuperar a situação dele, o quadro clínico e também já se fez vários exames, entre os quais o exame da Tomografia Axial Computorizada (TAC) que comprova de facto esta lesão grave a nível do sistema nervoso central. Ele se encontra em como profundo, com uma pressão neurológica importante e com risco de vida.”, avança o diretor.

Victor Costa diz ainda que a hipótese de uma possível intervenção cirúrgica dependerá da evolução do paciente ao longo do tempo.

Especialistas dizem que as próximas 48h são decisivas. A vida de Beto Alves está a ser mantida por ventiladores e estímulos para o coração através de injetável.

PUB

PUB

PUB

To Top