PUB

Mundo

Portugal: Cores da UE iluminam Lisboa para assinalar a nova liderança dos 27 

As cores da União Europeia (UE) vão iluminar Lisboa – Capital de Portugfal -, na noite desta quinta-feira, 31, para assinalar o início da Presidência portuguesa.

O começo oficial da Presidência portuguesa da UE – escreve jn.pt -, está marcado para terça-feira, com um grande concerto e a visita do Presidente do Conselho Europeu.

Às 20 horas – 19 horas em Cabo Verde – desta quinta-feira , a fachada principal do Palácio de São Bento, Sede da Assembleia da República (Parlamento), vai ser iluminada com as cores da EU: azul e amarelo, e as bandeiras dos 27 Estados-Membros içadas, “para dar as boas-vindas a todos os parlamentares e cidadãos europeus” às iniciativas que o Parlamento promoverá durante o semestre em que Portugal exerce a Presidência do Conselho da União Europeia.

As luzes do Parlamento permanecerão acesas, apenas nesta primeira noite.

Às zero horas – 23 em Cabo Verde -, acender-se-ão as luzes no Arco da Rua Augusta, situado na Praça do Comércio, na entrada da Rua Pedonal mais frequentada da Capital portuguesa, permanecendo ligadas até ao nascer do sol, o que se repete no dia 1 de Janeiro, do pôr-do-sol até às 23H59 horas.

O arranque oficial só vai ocorrer na terça-feira, com a visita a Lisboa do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, dia que termina com um grande concerto no Centro Cultural de Belém (CCB).

Ainda em janeiro, a 14 e 15, Lisboa recebe a tradicional visita do Colégio de Comissários, o Executivo de Bruxelas, presidido por Ursula von der Leyen, enquanto a 20, o Primeiro-Ministro António Costa, vai apresentar o Programa da Presidência ao Parlamento Europeu e, “logo a seguir”, ao Conselho Económico e Social.

O momento alto do semestre em que Portugal conduz os conselhos ministeriais da UE vai ser, segundo o Governo, Cimeira Social marcada para 7 e 8 de maio no Porto, coincidindo com Cimeira UE-Índia, que se realiza, também, a 8, no Porto, e deverá juntar os líderes dos 27 e o Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi.

A evolução da Pandemia de COVID-19 na Europa determinará o formato das muitas reuniões previstas, prevendo-se que a decisão de as realizar presencialmente ou por vídeo-conferência possa ser tomada duas a três semanas antes da data, embora sempre com a ambição de realizar reuniões presenciais por todo o País, incluindo nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”, Portugal exerce a partir desta sexta-feira, 1 de Janeiro de 2021, e pela quarta vez, desde a sua adesão.

O Governo português recebe a Presidência da UE das “mãos” da Alemanha, que se viu forçada, durante o seu semestre, o segundo de 2020, a adiar diversas reuniões e a celebrar a grande maioria dos Conselhos por vídeo-conferência, face ao surto da COVID-19.

PUB

PUB

PUB

To Top