PUB

Covid-19

Tarrafal de Santiago: Santo Amaro Abade sem “festa rija”

Devido à Covid-19, a festa de Santo Amaro Abade, no Tarrafal de Santiago, está a ser fortemente condicionada, mas mesmo assim há actividades programadas, incluindo concertos.

Para não deixar passar a festa em branco, a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago está a promover até ao próximo dia 14 de Janeiro, um conjunto de actividades culturais e desportivas, para celebrar o dia do município, que coincide com o dia do seu santo padroeiro – Nhô Santo Amaro Abade.

Na vertente cultural, para comemorar o dia do município do Tarrafal, assinalado a 15 de Janeiro, a nova equipa da Câmara Municipal, que acaba de ser eleita, tem um conjunto de actividades programadas, dentre elas, workshop de pintura com Elsie Mafouta, na Praça Central.

No dia 8, a cidade de Chão Bom acolhe a Noite de Batuco, às 21 horas, e no dia 9, Noite da Morna, em homenagem a Zé de Piga, na Praça Central. Já no dia 10, será a vez da tarde de teatro com o grupo “Kómicos de Tarrafal” e “Baxu Céu”, marcada para às 18 horas.

Entre outros eventos culturais preve-se a iniciativa “Made in Tarrafal – Sessão Hip Hop”, no dia 11, Noite de Serenata na rua Cidade Amadora, no dia 12, e Dia do Emigrante, 13. No mesmo dia, 13, acontece ainda o concerto “Banda Bino Barros e Fatu Djakite” na Praça Central.

A fechar as actividades culturais, “Princezito e Banda” vão actuar, também na Praça Central, a partir das 21 horas do dia 14.

Desporto

No desporto acontece, de 7 a 14, nas zonas de Vila, Chão Bom e Achada Tenda, as partidas de dama, oril e carta. Já no dia 12, a partir das 15 horas, a praia de Areia Branca acolherá a disputa de natação masculina e feminina.

No dia seguinte, 13, será a vez do torneio de Judo, pelas 10 horas, no Pavilhão Desportivo e Multiusos. A tarde fica reservada para a competição “Regata a Remo”, com arranque às 14 horas, no mar de Chão Bom.

Outras modalidades desportivas que irão marcar as festas do Santo Amaro Abade são a Demonstração de Boxe  e Ciclismo no dia 14 e Atletismo masculino e feminino no dia 10.

De realçar que o dia do município do Tarrafal de Santiago, 15 de Janeiro, costuma atrair centenas de pessoas de vários concelhos da ilha e não só, para o “famoso” festival Nhô Santo Amaro. Isto, além da celebração eucarística, que também atrai fiéis de toda a ilha de Santiago e emigrantes que “acendem as velas e pagam as promessas” ao santo considerado, por muitos, o patrono dos emigrantes.

Mas, ao que tudo indica, este ano, devido à covid-19, a festa vai ser mais moderada. Com distanciamento social, pois as concentrações humanas continuam desaconselhadas.

Com actividades descentralizadas, a Câmara Municipal garante que vai assinalar a efeméride “em segurança” respeitando todas as medidas de segurança estipuladas pelas autoridades sanitárias.

PUB

PUB

PUB

To Top