PUB

Política

Rui Figueiredo apontado como próximo ministro dos Negócios Estrangeiros

Os nomes que deverão se encarregar dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e Defesa vão ser hoje apresentados ao Presidente da República de Cabo Verde, para o ajuste do Governo após o pedido de demissão de Luís Filipe Tavares.

Entretanto, informações avançadas esta manhã pela RCV apontam como “praticamente certo” o nome de Rui Figueiredo para novo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, funções que se devem acumular ao cargo de ministro adjunto para a Integração Regional.

Já a pasta da Defesa, a mesma fonte adianta que será acumulada pelo próprio primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

De recordar que Luís Filipe Tavares deixou o Governo de Cabo Verde após uma reportagem da rede de televisão portuguesa SIC apontar ligações do Cônsul honorário de Cabo Verde na Flórida, Cesar Do Paço, à Extrema-direita e ao partido Chega.

Em comunicado, emitido logo após a decisão, o demissionário alegou ter agido sempre de boa fé e disse ter consciência tranquila em relação à nomeação do empresário português.

A sua decisão de sair do Governo, alegou, é para poupar Cabo Verde de uma “crispação adicional” e “desgaste”.

Esta quarta-feira, o embaixador dos EUA em Cabo Verde também se manifestou sobre o caso, garantindo que  o  perfil do empresário Caesar de Paço foi passado a pente fino pelo departamento de Estado e nada foi encontrado que pudesse impedir a sua aceitação como Cônsul Honorário de Cabo Verde na Flórida.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top