PUB

Covid-19

 Aviação: Reino Unido suspende vôos de Portugal

O Reino Unido suspendeu vôos de Portugal e da América do Sul para evitar que a nova estirpe detectada de Covonavírus, no Brasil, afecte o Programa de Vacinação contra a  COVID-19 do Reino Unido.

O ministro dos Transportes, Grant Shapps – citado pelo portal sicnoticia.pt -, disse que os cientistas “não estão a dizer que as vacinas não serão eficazes contra a estirpe”, mas que é preciso tomar precauções o mais rápido possível.

“Estamos nesta etapa avançada (da vacinação), chegamos tão longe, conseguimos dar vacinas a três milhões de britânicos, o que é mais do que França, Espanha, Alemanha, Itália juntas, e não queremos tropeçar neste momento”, vincou.

A partir desta sexta-feira, 15, os vôos diretos de Portugal e de 14 países da América do Sul, bem como de Cabo Verde, estão suspensos, devido ao risco apresentado pela nova estirpe do SARS-CoV-2, o vírus na origem da COVID-19, identificada no Brasil.

Com menos de 12 horas de aviso, o Governo britânico anunciou, na quinta-feira, a “decisão urgente” de proibir viagens para o Reino Unido de vários países da América do Sul, de Portugal e de Cabo Verde, para evitar a propagação de uma nova estirpe do SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19.

Os passageiros que estiveram ou transitaram pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Cabo Verde, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Panamá, Portugal (incluindo Madeira e Açores), Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, nos últimos dez dias, não serão autorizados a entrar no Reino Unido.

Cidadãos britânicos e irlandeses ou nacionais de países terceiros, com direito de residência no Reino Unido, tal como emigrantes portugueses a viver no País, poderão entrar, mas serão obrigados ficar em quarentena durante dez dias.

O Governo britânico vai, também, suspender as ligações aéreas com países daquela lista com vôos diretos para Inglaterra, nomeadamente a Argentina, Brasil, Cabo Verde e Portugal, incluindo Madeira e Açores.

O último balanço diário da Pandemia COVID-19 no Reino Unido, divulgado na noite de quinta-feira, foi de mil 248 mortes e 48 mil 682 novos casos.

O Reino Unido foi o primeiro País a começar com um Programa de Imunização da População, em 8 de Dezembro, tendo, até quinta-feira, inoculado perto de três milhões de pessoas.

A meta é vacinar os grupos mais vulneráveis, perto de 15 milhões de pessoas, até 15 de Fevereiro.

PUB

PUB

PUB

To Top