PUB

Economia

Bolsa de Valores leiloa lote de bilhetes do tesouro

A Bolsa de Valores de Cabo Verde coloca, hoje (21), em leilão mais um lote de bilhetes do tesouro emitidos pelo Governo. Com esta ação, a instituição estima arrecadar 400 mil contos que, em cinco anos, serão reembolsados aos subscritores.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Manuel Lima, esta operação será um sucesso, porque a procura normalmente é maior que a oferta, à semelhança das operações realizadas em anos anteriores.

“Nas últimas emissões tem havido uma procura, em média, 300% acima da oferta. A título de exemplo, na emissão de há dois anos (a procura) foi cinco vezes maior. Isso quer dizer que tem havido muita procura, mas também devido ao próprio momento em que vivemos, sem muitas oportunidades de aplicação, o tesouro público mostra-se apetecível”, explicou o PCA.

Para Lima o leilão deste lote de bilhetes do tesouro é uma oportunidade “enorme” para os pequenos e grande investidores nacionais, que têm mostrado muito interesse nesse tipo de operações.

Além disso, acrescentou o administrador que o fato de haver muita procura por parte dos investidores provoca uma redução das taxas de juros das aplicações.

“A nível das emissões a dois anos foi abaixo dos 3%, a média tem sido à volta desse valor das emissões dos títulos da dívida pública. Portanto, o Estado emite os títulos e como há vários competidores, eles atribuem as taxas que estão dispostos a pagar para poderem investir (…) e os juros que os investidores irão receber, derivados às suas aplicações, andam à volta dos 3%””.

Conforme os dados da Bolsa de Valores de Cabo Verde, nos bilhetes do tesouro leiloados há dois anos a procura ultrapassou os dois milhões de contos.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top