PUB

Cinema

“Vitalina Varela” entre os 15 favoritos para o Oscar de melhor filme internacional

O Filme “Vitalina Varela”, do realizador português Pedro Costa, e que tem a cabo-verdiana Vitalina Varela como  actriz principal, está entre os 15 filmes mais prováveis de serem nomeados para o Óscar de Melhor Filme Internacional.

“Vitalina Varela” encontra-se na 93ª edição dos Óscares da Academia Americana de Cinema. O ranking é do site Indiewire, noticiado pelo Cinema Sétima Arte.

A Academia promete revelar uma lista mais reduzida de pré-nomeados no dia 9 de fevereiro.

A Indiewire considera que “Vitalina Varela” é um dos poucos filmes “que combina uma abordagem comprometida com a ambição cinematográfica”, e teve a segunda melhor avaliação, de 86 pontos (em 100), ficando apenas atrás de “Collective”, de Alexander Nanau, com 95 pontos.

Em Hollywood, o filme de Pedro Costa tem recebido boas críticas por parte dos especialistas da sétima arte. Por exemplo, do ator Willem Dafoe, o crítico Eric Kohn e o realizador Spike Lee.

“O trabalho do Pedro não é entretenimento, e não é para toda a gente, mas é um cinema muito puro (…) Assim como a história e a fotografia são negras, a humanização acontece graças à simplicidade, nobreza e elegância da cinematografia”, diz Dafoe.

Filme português mais premiado de sempre

“Vitalina Varela é o candidato português, escolhido pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC), para os Óscares 2021 e desde a sua estreia em agosto de 2019 que tem sido um dos filmes portugueses mais premiados de sempre.

O filme teve estreia mundial em Agosto de 2019, no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os prémios Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina para a protagonista, que dá nome ao filme.

A história

“Vitalina Varela” conta a história de uma mulher cabo-verdiana que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou a Portugal três dias depois do funeral.

Em Outubro de 2019, “Vitalina Varela” conquistou o “Silver Hugo”, prémio do júri do Festival de Cinema de Chicago, dos Estados Unidos da América e ainda venceu o grande prémio do Festival de Cinema de La Roche-su-Yon, em França.

Em Novembro do mesmo ano, o filme venceu também os prémios de Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Direcção de Fotografia, da Competição Internacional, do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, na Argentina.

PUB

PUB

PUB

To Top