PUB

Economia

Associações de mulheres preocupadas com desemprego feminino em Porto Novo

As associações de apoio às mulheres  em Porto Novo, Santo Antão, estão preocupadas com aquilo que dizem ser “desemprego generalizado” das mulheres neste município. A Associação das Mulheres de Lagoa da Ribeira das Patas (AMULAR) e a Associação das Mulheres do Planalto Leste (AMULAR)  dão voz às preocupações.

Em Lagoa da Ribeira das Patas, a AMULAR, na pessoa da presidente Milu Pires informou à Inforpress que, no momento, “todas as mulheres” nessa comunidade estão no desemprego, o que preocupa as famílias e a associação em si.

Nesta comunidade, o sustento do dia-a-dia de dezenas de mulheres é assegurado através de “frentes de mão-de-obra”, que estão no momento paradas.

A AMULAR, criada em 2020, está preocupada com o desemprego dessas mulheres e está, no momento, na construção da sua sede social, onde será instalada uma unidade de transformação de produtos para gerar emprego às mulheres.

Outra associação, a AMUPAL, no Planalto Leste, também expõe a preocupação relacionada ao desemprego das mulheres nessa zona. A presidente, Josefa Sousa, diz, entretanto, não existir nenhuma intervenção local virada para gerar emprego nesta camada.

A AMUPAL, para colmatar, de certa forma as dificuldades, arranca a 01 de fevereiro, um projeto de reflorestação, mas que irá empregar “um número reduzido” de mulheres.

Estas duas associações, abordadas pela Inforpress, defendem a reabertura do emprego público nessas comunidades, com vista à ocupação das mulheres, na maioria chefes de família.

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top