PUB

Diáspora

Aumentam pedidos de apoio de doentes caboverdianos evacuados para Portugal 

A morosidade no tratamento dos doentes caboverdianos evacuados para Portugal fez aumentar os pedidos de ajuda. A ONG Girassol Solidário, que apoia a integração dos doentes em Portugal, teme não conseguir dar respostas às solicitações e pede intervenção do Governo.

Com a reorganização do sistema de saúde português, devido à pandemia, as consultas, exames clínicos e cirurgias de muitos doentes evacuados foram adiados, deixando os doentes e familiares ansiosos e preocupados.

“Há tratamentos que foram mantidos, como pessoas que fazem hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, mas há outras situações de consultas, exames, e cirurgia que foram adiadas”, faz saber o presidente da Girassol Solidário, Peter Mendes à TCV.

A morosidade no tratamento fez, entretanto, aumentar as solicitações de ajuda. A Organização Não Governamental Girassol Solidário, que acompanha cerca de 200 doentes cabo-verdianos em Portugal, teme não dispor de recursos suficientes para atender às demandas. 

“A situação tem estado a complicar dia-após-dia, as pessoas estão a precisar ainda mais de apoio. O nosso desafio nesse momento, devido ao aumento dos pedidos, é tentar corresponder a demanda, mas precisamos de apoio para ajudar. Somos uma instituição social não fazemos discriminação, apoiamos todos os que precisam”, avança Peter Mendes.

Neste sentido e devido ao número elevado de pedidos de ajuda, o presidente da Girassol Solidário pede que o Governo de Cabo Verde, as ONGs, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal e  as instituições portuguesas para sentarem-se e delinear a “melhor forma” de dar resposta à situação.

Recentemente, o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, reconheceu que a situação dos doentes em Portugal é preocupante, mas garantiu que os casos urgentes estão a ser atendidos e os subsídios atribuídos “sem problemas”.

Há, segundo Eurico Monteiro, cerca de mil doentes cabo-verdianos em Portugal com tratamentos condicionados. 

Portugal é atualmente um dos países europeus com mais novos casos diários de Covid-19, assim como de internações e mortes provocadas pela doença.

PUB

PUB

PUB

To Top