PUB

Política

ICIEG pede aos partidos políticos cumprimento da lei da paridade nas Legislativas

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG)  reuniu-se esta terça-feira com os partidos políticos para recomendar uma participação política paritária nas Eleições Legislativas de abril. A instituição fez também o balanço da paridade nas eleições autárquicas de outubro de 2020.

O Icieg pede que a paridade seja “escrupulosamente cumprida” nas eleições legislativas de abril. Rosana Almeida, presidente da instituição, diz que o Icieg  está a  sensibilizar os partidos para o cumprimento da paridade nas listas.

“Vamos pedir aos partidos políticos para que cumpram o artigo 4 ponto 2 da lei. Vamos sensibilizar os partidos e os grupos independentes, para a constituição dos dois primeiros lugares para que a ocupação desse cargos de decisão seja paritária e para que também a constituição das listas siga a lógica alternada de nomes por sexo diferente”, considera Rosana Almeida.

Rosana Almeida diz propor aos partidos um “apurado trabalho” no sentido de sensibilizar as mulheres para uma participação mais efetiva na política, na promoção de formações, formação de deputados e na sensibilização dos eleitos sobre a conciliação entre a vida familiar, pessoal e laboral.

Há, atualmente, segundo o Icieg, 200 mulheres no poder autárquico,  um dado considerado um ganho e uma “evolução considerável digna de registo” e que encoraja a instituição a continuar o trabalho.

Nas eleições autárquicas de 25 de outubro de 2020, 40,6% das mulheres conseguiram ocupar cargos de vereadoras e 41,8% cargos de deputadas municipais. Estão na presidência das Assembleias Municipais em todo o país, 40,9% de mulheres.

PUB

PUB

PUB

To Top