PUB

Cinema

Documentário sobre a comunidade cabo-verdiana do Bairro 6 Maio na Amadora ganha prémios internacionais

 “Os Herdeiros do Bairro”, da ONGD portuguesa Help Images, conquistou o Prémio de Excelência e o Prémio de Mérito do Impact DOCS Awards de 2020, competição que faz parte do Global Film Awards (GFA) americano. O documentário guarda a memória do bairro 6 de Maio, na Amadora, agora demolido e das cerca de 1200 famílias que o habitaram.

“Suportado em testemunhos na primeira pessoa, “Os Herdeiros do Bairro” apresenta uma narrativa habilmente elaborada e entrevistas potentes com foco em verdades fundamentais e valores partilhados por todos os humanos”, escreveu o júri sobre a produção.

De acordo com a realizadora, Raquel Martins, este reconhecimento potencializa o objectivo principal do documentário, que é dar a conhecer as histórias dos seus protagonistas. “Este foi sempre o objetivo principal deste trabalho e a promessa que fizemos a todos os que nos ajudaram a produzir este filme”, sublinhou.

“Nós saímos do bairro, mas o bairro nunca sairá de nós” é o lema desta produção de daquelas que foram, por várias décadas, os seus moradores.

Para além deste prémio, “Os Herdeiros do Bairro” também foi reconhecido noutros festivais internacionais, nomeadamente no “Tempus” e no “Cathalsis” onde foi Semifinalista e nos Festivais “Cine Fern” e “Lime Light Film Contest, em que fez parte da Seleção Oficial.

O Impact DOCS Awards reconhece profissionais de cinema, televisão, vídeo e novos media que demonstram trabalho excecional, competência e criatividade, e que produzem entretenimento de qualidade ou contribuem para mudanças sociais profundas.

Na edição de 2020 estiveram a concurso documentários provenientes de 30 países.

O documentário está disponível no canal do YouTube da Help Images e pode ser visualizado acima.

PUB

PUB

PUB

To Top