PUB

Saúde

Gripe Aviária: MAA em alerta devido ressurgimento de uma Espécie Altamente Patogênica na África Ocidental

O Ministério da Agricultura e Ambiente, através da Direção Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária, informa os criadores de aves, e não só, que o Centro Regional de Saúde Animal em Bamako-Mali (CRSA), alertou sobre o ressurgimento da Gripe Aviária Altamente Patogênica nos países da África Ocidental.

Conforme o comunicado do Governo, em Cabo Verde ainda não há suspeita. Entretanto, as autoridades nacionais garantem que estão “a acompanhar a situação e a preparar para a tomada das medidas em caso de aparecimento de qualquer surto”.

Medidas em curso

Segundo a mesma fonte, várias medidas já estão em curso, nomeadamente: a atualização do Plano de Contingência para a prevenção, Controlo e Luta contra a Gripe Aviária Altamente Patogênica com a participação de parceiros. 

Assim como a preparação para a ativação da Comissão Nacional do Plano de Emergência e o reforço da vigilância epidemiológica veterinária a nível da DSP/Delegações do MAA.  

Entre as medidas de prevenção em curso, destaca-se ainda a preparação do Laboratório Veterinário em meios para possível deteção precoce e rápida dos casos. 

O Governo alerta as Delegações do MAA para o reforço da vigilância epidemiológica no terreno bem como o reforço dos Serviços de Inspeção sanitária a nível da coordenação e fronteiras internacionais, pontos de entrada de mercadorias, a fim de prevenir a entrada da doença.

A Direção Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária apela a todos os criadores para manterem as aves domésticas confinadas e informar as autoridades Veterinárias/Delegações do MAA e Administrativas, locais e nacionais sobre eventuais ocorrências de doenças e mortalidades anormais. 

“Igualmente aconselhamos a todos a evitarem contacto direto com aves mortas, sobretudo selvagens e migratórias e alertar as autoridades em caso de algum evento sanitário com essas aves. Reforçar as medidas de biossegurança dentro das instalações avícolas, nomeadamente higiene pessoal e das instalações, desinfecção e isolamento de doentes”.

Silvino Monteiro

PUB

PUB

PUB

To Top