PUB

Covid-19

Primeiras doses da vacina chegam a Cabo Verde mais tardar no início de Março

As autoridades sanitárias e o próprio governo têm garantido que ainda este mês, ou logo no início de Março, chegam ao país as primeiras doses da vacina Pfizer, fornecidas no quadro do mecanismo de acesso global às vacinas da aliança COVAX, da qual a União Europeia é o principal financiador.

O site das Nações Unidas na Internet, com data de ontem, confirma a chegada para breve das vacinas a Cabo Verde.

“Um lote de vacinas contra a covid-19, a COVAX, deve chegar a Cabo Verde nas próximas semanas com apoio do Banco Mundial. Cabo Verde é um dos primeiros países na África a receber as doses que devem assistir quase 200 mil pessoas. A iniciativa também conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a infância, UNICEF  e os primeiros cabo-verdianos a serem vacinados estão nos grupos mais vulneráveis do país. Na semana passada, o Banco Mundial também aprovou um financiamento adicional de cinco milhões de dólares para o acesso equitativo as vacinas. A chegada das doses da COVAX a Cabo Verde faz parte da primeira operação patrocinada pelo Banco Mundial na África que apoia um plano de imunização para ajudar na compra de e na distribuição de doses contra a covid-19. A proposta de financiamento vai servir também para adquirir 400 mil doses assim como equipamentos de protecção para o pessoal de saúde. As máscaras cirúrgicas e outros suplementos hospitalares, que vão ser usadas nas campanhas de vacinação”, avança o site desse organismo.

Com o empréstimo adicional do Banco Mundial que Cabo Verde vai fazer a aquisição própria de vacinas, estando em curso já negociações mesmo a nível do preço como confirma o director nacional de saúde, Jorge Noel Barreto.

“O preço das doses da vacina, sem contar com o transporte e outros serviços, realmente ficou concertado a sete dólares por dose, mas acrescido as taxas e outros serviços fica em torno de 15 dólares, mas este custo poderá ficar mais barato se a oferta de vacinas também aumentar. Algumas vacinas receberam autorização especial para a sua aplicação neste âmbito e há outras que estão também no mesmo caminho e que provavelmente em pouco tempo terão a mesma autorização para a sua utilização. Vai depender bastante da oferta de vacinas para redução do preço das doses”, diz o director nacional de saúde em declarações reproduzidas pela RCV.

 Além disso, Cabo Verde vai receber vacinas numa iniciativa de Portugal para com os países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro de Portugal, António Costa, numa intervenção gravada para um evento promovido pelo Movimento Cidadãos do Mundo que procura mais recursos financeiros para a aquisição de vacinas.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top