PUB

Política

Cabo-verdianos passam a dispor de maior mobilidade entre a União Europeia

O Conselho Europeu alterou o Acordo de Facilitação de Vistos entre Cabo e União Europeia. Com a alteração, os cidadãos cabo-verdianos passam a dispor de maior mobilidade na União Europeia.

A alteração do Acordo de Facilitação de Vistos, segundo comunicado, resulta de dois anos de “intensas negociações” entre as delegações de Cabo Verde e da União Europeia.

O novo acordo prevê a redução das taxas pagas para a emissão de vistos, o alargamento de categorias de pessoas beneficiárias de visto múltiplas entradas, a simplificação dos procedimentos e dos comprovativos a serem apresentados, bem como a introdução de novas categorias de visto como vistos de negócio.

A medida prevê ainda a emissão de vistos de curta duração durante até noventa dias, em qualquer período de 180 dias, e a emissão de vistos de múltiplas entradas com períodos longos.

As alterações são vistas como medidas que irão aprofundar “cada vez mais” as relações de Cabo Verde com a União Europeia, já que, segundo a nota enviada ao A Nação, a mobilidade passa a ser “simplificará e facilitada”.

Recorde-se que Cabo Verde assinou em 2014 um Acordo de Facilitação de Vistos com a União Europeia em paralelo com o acordo de Readmissão no quadro da parceria para a mobilidade entre Cabo Verde e União Europeia.

A Nação 

PUB

PUB

PUB

To Top