PUB

Maio

Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro quer oficializar o Núcleo local no Maio

A ilha do Maio vai contar a partir desta sexta-feira,5, com um Núcleo Local de Luta contra o Cancro, uma iniciativa da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro que, enquadrado nas suas actividades de “Mês de Março Mês da Mulher”, pretende rastrear 400 mulheres e 70 homens da população do Maio.

A população do Maio recebe de sexta-feira,5, a terça-feira, 9, um núcleo de luta contra o cancro para rastreio de cancro uterino, de mama e de próstata.

Esta acção está enquadrada no plano de actividades e programas da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC), para assinalar o “Março Mês da Mulher”.

Em uma entrevista à RCV, a presidente da referida associação, Cornélia Pereira, garantiu que os rastreios, em parceria com a Delegacia de Saúde da ilha, vão abranger toda a comunidade do Maio, sobretudo as zonas mais encravadas.

 “Eles terão um grupo técnico local e a associação desloca-se também com um grupo mais da vertente de próstata porque faremos rastreio de colo e uterino, não obstante estarmos no Março mês da mulher, estando na ilha, faremos também rastreio de próstata aos homens das diferentes localidades, principalmente as mais encravadas com as pessoas mais carenciadas”, avança.

Com esta iniciativa, a ACLCC pretende abranger o maior número possível de homens e mulheres, com perspectiva para rastrear 200 mulheres na vertente colo uterino, 200 na vertente de mama e cerca de 70 homens da ilha.

Para além do rastreio Cornélia adianta que pretendem oficializar o núcleo local recém-criado, como forma de dar continuidade à luta contra o cancro no Maio.

“Trata-se de um grupo disciplinar que engloba as estruturas de saúde, o poder local, grupo de professores, a igreja para juntos darmos continuidade”, sublinha, acrescentando que o objectivo é que mais tarde este grupo venha a constituir-se uma associação.

A ideia é, segundo a mesma, criar um núcleo que lute por esta causa em todo o país. Desta feita, assegura que em Santiago Norte, mais precisamente os municípios de Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal “ teremos brevemente núcleos locais que nos ajudarão no trabalho”.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top