PUB

Ambiente

Técnicos do projecto REFLOR-CV no interior de Santiago para acompanhar as actividades no terreno

O Comité de Pilotagem do Projeto “Reforço da capacidade de adaptação e resiliência no setor florestal em Cabo Verde” – REFLOR-CV visitou nesta sexta-feira, 5, três das localidades abrangidas pelo projecto.

Segundo uma nota de imprensa enviada à nossa redacção, esta visita tem por objectivo acompanhar de perto todas as actividades realizadas pelas comunidades de Rui Vaz, Longueira e Serra Malagueta.

A equipa do projeto, acompanhada dos representantes da FAO, da União Europeia e do Ministério da Agricultura e Ambiente, e membros de todas as instituições parceiras, estiveram primeiramente nas áreas de intervenção em Serra Malagueta. Passaram pela Escola de Chã de Vaca no concelho de São Lourenço dos Órgãos, onde puderam assistir à apresentação da actividade “Floresta Pedagógica”.

Ainda em São Lourenço dos Órgãos, a equipa teve um encontro com a Associação de Desenvolvimento Comunitário da Longueira – Pé de Monte para se inteirar das atividades do Projeto desenvolvidas pela associação e puderam visitar o seu viveiro comunitário.

Na parte de tarde, o grupo segue para São Domingos para visitar as áreas de intervenção de Monte Tchota, no Perímetro Florestal de Rui Vaz, o viveiro da Associação Comunitária do Planalto e apresentação das suas actividades.

De realçar que o Projeto REFLOR-CV é do Ministério da Agricultura e Ambiente, financiado pela União Europeia e em execução pela FAO que também financia.

O principal objetivo do projecto é aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas mudanças climáticas na desertificação e degradação da terra em Cabo Verde.

O grupo-alvo são mulheres, homens e jovens proprietários e agricultores das zonas rurais que vão beneficiar da transferência de conhecimento e tecnologia sobre o estabelecimento e gestão das florestas plantadas.

O projeto está a ser implementado em Santiago, Fogo e Boa Vista, sendo a área prevista de intervenção de mais de 800 (oitocentos) hectares nas três ilhas.

PUB

PUB

PUB

To Top