PUB

Círculo Fogo

Legislativas 2021 : PAICV quer recuperar maioria

Depois de ter perdido, nas eleições legislativas de 2016, o seu “bastião”, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) aposta na recuperação da supremacia a nível da ilha do Fogo nas legislativas de 2021, elegendo o maior número dos cinco mandatos.

No dia em que entregou o dossiê de candidatura para as legislativas de 18 de Abril junto do tribunal da comarca de São Filipe, a cabeça-de-lista, Eva Ortet, avançou que o seu partido está a trabalhar para conquistar quatro dos cinco mandatos.

Para a mesma, esta meta está ao alcance do partido, que apostou numa lista renovada, paritária a nível dos três municípios da ilha, respeitando a lei da paridade, sendo quatro dos seus elementos do sexo feminino, com três mulheres nos cinco primeiros lugares (efectivos).

“É uma lista ganhadora” destacou, salientando que, dada as condições de governabilidade, os resultados obtidos pelo PAICV nas autárquicas de 2020 e depois de cinco anos de Governação falhada do MpD, acredita que pode eleger quatro dos cinco deputados a que a ilha tem direito.

Eva Ortet lembrou ainda que, em relação à ilha do Fogo, o governo do MpD falhou nos transportes aéreos e marítimos, na criação de empregos dignos, no aeroporto internacional, no porto dos Mosteiros, no centro de saúde de raiz de Cova Figueira e no anel rodoviário, sem esquecer o sector agrícola onde a ilha registou uma  diminuição do investimento à volta de um terço.

A lista é composta por Eva Verona Teixeira Andrade Ortet (engenheira agrónoma/deputada nacional), Luís Joaquim Gonçalves Pires (Professor), Carlos Fernandinho Teixeira (aposentado), Manuela Barbosa Lopes (socióloga) e Clara Gomes de Andrade (psicóloga) como efectivos, e Almeida Alberto dos Santos Louro (Professor), João Francisco Nunes Pires Monteiro (Professor), Maria Nova Gonçalves Barros Montrond (Secretaria apoio Direcção), José Manuel Ledo Pontes da Rosa (Médico e deputado nacional) e António Alberto de Andrade (professor) como suplentes.

Recorde-se que nas legislativas de 2016 o Movimento para a Democracia (MpD) venceu pela primeira vez na ilha do Fogo desde as eleições de 1991, elegendo três dos cinco deputados contra dois do PAICV.

PUB

PUB

PUB

To Top