PUB

Destaques

Destaques da edição 706 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Nomeações “ilegais” no sector financeiro
Se a lei for cumprida, várias nomeações no sector financeiro, ocorridas após a marcação da data das eleições legislativas, de 18 de Abril, podem ser declaradas nulas. O caso relacionado com Miguel Monteiro para presidir a Bolsa de Valores é o mais mediático, mas há outras situações, nomeadamente a designação dos membros para gerir o recém criado Fundo Soberano.

Sal
Uma ilha à beira do “colapso”
Mais de 26 mil pessoas, que dependem directa ou indirectamente do turismo na ilha do Sal, estão à míngua e muitas só se aguentam graças aos rendimentos do lay-off. Mas já temem o fim desse mecanismo de compensação salarial, cuja validade vai até 31 deste mês, pois, tal deixará milhares de famílias sem qualquer rendimento. Diante disso, a Câmara do Turismo demonstra preocupação e faz previsões cautelas.

Fundo Soberano
Finanças confessa venda de títulos com “condições preferenciais” para o INPS
Numa tentativa de desvirtuar a notícia do A NAÇÃO sobre o Fundo Soberano, o Ministério das Finanças acabou, através de uma “nota de esclarecimento”, por entrar em várias contradições sobre o assunto. E o mais grave: confessa ter vendido títulos consolidados ao INPS em “condições preferenciais”. Em causa estão 11 milhões de contos cujo retorno pelo instituto que gere a reforma e os cuidados de saúde dos cabo-verdianos é neste momento mais do que duvidoso.

MEDIA
A NAÇÃO continua a ser o mais preferido pelos cabo-verdianos
A NAÇÃO continua a ser o jornal com mais notoriedade em Cabo Verde, num contexto cada vez mais difícil para a imprensa escrita, marcado pela perda contínua de leitores em migração para os online. A conclusão, que não é nova, foi reforçada pelo “Inquérito Multi-objectivo Contínuo”, de 2018, sobre o “acesso e consumo da comunicação social”, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A democracia perde ou ganha com esta nova tendência?

Covid-19
Associações apoiam mulheres afectadas pela pandemia
As Nações Unidas já alertaram. A covid-19 está a provocar uma queda na igualdade do género em todo o mundo. Em Cabo Verde, as associações de apoio às mulheres já sentem na pele os retrocessos sociais e económicos provocados pela pandemia e receiam que não venham a ser contempladas com medidas  visando a retoma económica.

Futebol
Ausência de jogos em Santiago Sul origina debandada de jogadores
A não realização do Campeonato Regional de Futebol em Santiago Sul na presente temporada, por causa da covid-19, deu origem a uma debandada de jogadores em direcção a outras regiões desportivas. Kelvi Morais e Admar são dois exemplos desta situação invulgar. Kelvi trocou o Boavista pelo Inter Cutelo (Santiago Norte), enquanto que Admar deixou os axadrezados para alinhar pela Académica do Fogo.

Encontra, também, nesta Edição nº 706 – que já está disponível em PDF! -, o já habitual Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de:  Arsénio Fermino de Pina, Caplan Neves e Cipriano Carvalho; e a Coluna de Marciano Moreira. 

[woocommerce_non_members_only]

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”assinante, cortesia, deposito_legal, fundador”]

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top