PUB

Política

PAICV condena “processo intransparente” na reestruturação da Cabo Verde Airlines

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) condenou hoje o “processo intransparente” na reestruturação da Cabo Verde Airlines (CVA), apontando que o Governo vem injetando recursos financeiros, “violando as leis da República”.

Segundo avança a Inforpress, Julião Varela durante a declaração política do partido, no início do segundo dia do debate parlamentar desta sessão, frisou que o PAICV iniciou um processo de reestruturação da companhia aérea nacional que permitiu a entrada de privados de entre as quais a própria Binter, actual Cabo Verde Interilhas.

Mas, com a chegada do Governo do MpD, demitiu-se o presidente do conselho de administração e só em 2017 é que se optou por montar um processo “eivado de intransparência”, que agora se mostra “difícil de corrigir”, alega.

“O Governo do MpD, a contragosto dos cabo-verdianos, vem injectando recursos financeiros e concedendo avales e garantias com violação das leis da República”, indicou, afirmando que já foram mais de 15 milhões de contos num curto espaço de tempo, “operações de altíssimo risco para as Finanças Públicas”.

Varela lembrou que a TACV/CVA tem sido um “sorvedouro do dinheiro público”, referindo que até o Governo está com “vergonha de anunciar” essas intervenções financeiras que vem fazendo de forma sistemática e continuada.

“Os cabo-verdianos foram obrigados a subsidiar linhas deficitárias, pois a CVA, em vez de estar ao serviço do País, esteve a realizar, durante um longo período, voos quase vazios e com preços extremamente baixos privilegiando outros destinos que não serviram Cabo Verde”, afirmou.

Por outro lado, disse que o País não tem nenhum avião e a promessa era de 11 Boeing e os barcos novos que deveriam ser apresentados pela empresa, também seleccionada por ajuste directo, no sector marítimo, nunca chegaram.

“O País não ganhou nada com a opção feita pelo Governo, nem mesmo o troco de 48 mil contos pela venda dos 51 por cento (%) de acções da Loftleider foram pagos ao Estado de Cabo Verde”, acusou.

O deputado defendeu que é chegada a hora de parar “essa sangria financeira”, colocar na mesa a cláusula da resolução do acordo, para resgatar a TACV/CVA, e poupar os cabo-verdianos de, “ilegitimamente”, continuarem a subsidiar investidores, que em vez de trazerem capital, se empenham em continuar a “sugar os parcos recursos do País”.

Refira-se que, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse na quarta-feira passada, aos jornalistas, que está “tudo preparado” para o reinício, “muito brevemente”, das operações da Cabo Verde Airlines, cujas operações estão suspensas desde Março do ano passado.

Entretanto, mesmo não sendo o maior accionista da empresa, o Governo vem concedendo vários avales à companhia. Já são quase 20 milhões de euros disponibilizados à empresa desde Novembro do ano passado, sendo que só este ano já foram concedidos 3 avais, o último no dia 7 de Março, no valor de 12 milhões de euros.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top