PUB

Fogo

Conheça as vítimas do mais grave acidente ocorrido na ilha

Cinco pessoas, quatro mulheres e um homem perderam a vida no passado dia 18, na sequência de um trágico acidente de viação ocorrido perto de Achada Furna, Santa Catarina, numa curva de forte inclinação, naquele que é considerado como o maior acidente de que há memória na ilha do Fogo.

Na década de 90 do século passado, um outro acidente, ocorrido perto de São Filipe, ceifou na altura a vida a cinco pessoas, todas da mesma família.

As vítimas mortais do acidente são:

 

Luísa Leonor de Andrade, de 51 anos, natural e residente no bairro de Cobom, cidade São Filipe, mãe de uma filha que frequenta o 10º ano de escolaridade na escola secundária Dr. Teixeira de Sousa em São Filipe. A mesma tinha se deslocado a Cabeça Fundão, juntamente com várias outras pessoas de São Filipe, para participar no funeral de uma mulher daquela localidade. Luísa era uma das 13 pessoas que ocupavam a viatura acidentada. Morreu no local do acidente. O funeral é na segunda-feira, 22.

 

Marcelina Monteiro Tavares, mais conhecida por Clarinda, 53 anos, funcionária do serviço de saneamento da câmara municipal de São Filipe há 22 anos, mãe de cinco filhos, quatro meninas e um rapaz, mas cuidava de três sobrinhas. Residia no bairro de Terra Branca, chegou ao hospital com vida, mas faleceu passado pouco mais de cinco horas devido ao traumatismo crânio-encefálico grave, à semelhança da Luísa deslocou-se a Cabeça Fundão para participar no cortejo fúnebre.

 

Marcelino Centeio Miranda, de 37 anos de idade, natural e residente em Cabeça Fundão, dirigente comunitário, deixou dois filhos menores. Era uma referência na localidade e membro da igreja Nova Apostólica. Morreu no local do trágico acidente. O funeral realizou-se na tarde desta sexta-feira, 19 de março, um dia depois do acidente.

 

Manuela dos Santos, mais conhecida por Sena, 65 anos, que residia em Cabeça Fundão, irmã da senhora cujo funeral estava a participar no momento do acidente, faleceu na madrugada de sexta-feira com várias complicações. Chegou ao hospital com traumatismo crânio-encefálico e fratura cerebral e em coma e acabou por não resistir aos ferimentos. O seu funeral aconteceu juntamente com o de Marcelino, a partir de Cabeça Fundão.

 

Domingas Rodrigues Neto, mais conhecida por Ia, 35 anos, originária e residente em Fonte Aleixo Sul, município de Santa Catarina do Fogo. Perdeu a vida no local do acidente nas mesmas circunstâncias.  Era vendedora ambulante e deixou uma filha menor de 14 anos, o funeral realizou-se na sexta-feira,19, no cemitério de Cova Figueira.

Assim, três das vítimas são de Santa Catarina, sendo duas da pacata comunidade de Cabeça Fundão, e outra de Fonte Aleixo Sul, e duas da cidade de São Filipe, bairros de Cobom e Terra Branca.

Além das cinco vítimas mortais o acidente provocou mais 8 feridos, sendo quatro muito grave e quatro graves.

Ao todo a viatura transportava 13 pessoas, três homens e 10 mulheres. Duas mulheres foram submetidas a intervenção cirúrgica de urgência, uma com traumatismo no tórax e outra com traumatismo abdominal. Tanto uma, como a outra estão a evoluir bem, continuando sob observação.

Os demais acidentados estão tranquilos, sem critério de urgência de transferências e estão a evoluir para normalidade, conforme o diretor do hospital, devendo pelo menos três deles serem evacuados para o hospital Agostinho Neto, na Praia.

Neste sítio já ocorreram outros acidentes, inclusive com mortos.

As causas não foram determinadas pela Polícia Nacional, mas um condutor e mecânico adiantou que se a viatura estava cheia, e por se tratar de uma descida em que se utiliza muito o sistema de travagem, é natural que o mesmo aqueça, e que a determinado momento os travões deixem de funcionar, podendo assim ser esta a causa do acidente.

A viatura acidentada e as demais desciam de cabeça Fundão para Achada Furna, para depois seguir para Cova Figueira onde seria sepultada uma senhora. 

PUB

PUB

PUB

To Top