PUB

Política

Estudo revela que 42% dos cabo-verdianos acreditam que Governo divulga informações falsas 

Cerca de 42% dos cabo-verdianos inquiridos num estudo da Afrosondagem, sobre a Democracia e Boa Governação, acreditam que o Governo divulga informações falsas. 

O estudo, revelado hoje pela RTC, mostra que a população está atenta às notícias falsas, ou fake news. 

Os resultados mostram que 42% das pessoas inquiridas consideram mesmo que os membros do Governo divulgam informações falsas, bem como 55% dos políticos e partidos políticos.

Em relação aos jornalistas, 25% da população inquirida  é da opinião que nunca divulgam notícias falsas, contra 39% que pensam o contrário. 

Já 75% dos inquiridos defendem que os órgãos de comunicação social devem ser livres para publicar qualquer história, enquanto 22% defende o encerramento dos órgãos em caso de publicação de notícias falsas. 

Os dados ainda avançam que 75% dos cabo-verdianos são da opinião que o Governo pode proibir a divulgação de notícias falsas e 52% consideram que deve proibir o discurso de ódio. 

Na mesma linha, 39% das pessoas concordam que o Governo proíbe informações que criticam ou insultam o primeiro-ministro, contra 51% que discorda.

O sub-tema comunicação social encerra o último estudo sobre a Qualidade da Democracia e Boa Governação realizado com base em inquéritos feitos em dezembro de 2019, pela Afro barômetro em parceria com a Afrosondagem.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top