PUB

Cultura

“Caminho Lonji” é o primeiro álbum de Plácido Vaz

O música cabo-verdiano, Plácido Vaz, residente em Portugal, está a preparar o lançamento do seu primeiro álbum intitulado “Caminho Lonji”. O disco, de originais, dá destaque a músicas tradicionais e a maior parte dos temas são composições da sua autoria.

Natural de Bolanha, no munícipio de São Miguel, e residente na Cidade do Porto, Portugal, Plácido Vaz, deu os primeiros passos na música em 2013 juntamente com o músico, e amigo, Arytson Cruz.

Depois de ter lançado “Gana Bai”, em junho de 2020, desta feita o jovem músico traz o single “Tudo Irmon” que “é uma coladeira alegre e dançante e tem como principal mensagem o apelo à paz e à união entre todos”.

A música vai estar disponível nas plataformas digitais como youtube, Spotify e Apple Music, a partir desta sexta-feira, 26 de março.

Agora, Plácido Vaz, que se considera “um artista da música tradicional”, repara-se para lançar, “Caminho Lonji”, o seu primeiro álbum, trabalho este que vai ter uma composição de 10 a 12 faixas musicais, todas originais, compostas maioritariamente por ele, e produzido em parceria com o Produtor Edson Sanches.

Parceria internacional

Paralelamente, com este projeto de carreira a solo, Vaz também faz parte do projeto Kaialas que, segundo o mesmo, é “uma união entre Cabo Verde e Brasil”, em parceria com o jornalista e compositor brasileiro Álvaro Tallarico, que une a música brasileira e a influência da música cabo-verdiana.

Conforme relembra, a ideia do projeto Kaialas surgiu na cidade do Porto, enquanto o artista estava musicalizando alguns poemas do Álvaro Tallarico.

“O projeto vem desenvolvendo e já participamos num festival de música em Portugal, onde uma das suas músicas originais, “Herança”, escrita por mim e Álvaro Tallarico, foi selecionada para o top 30, entre mais de 100 candidatos”, conta Vaz.

Plácido Vaz, residente na cidade do Porto em Portugal, confessa já ter participado em vários concertos na cidade do Porto e em outras cidades do norte de Portugal, nomeadamente, Aveiro, Coimbra, Bragança, Braga e Vila Real.

E com a sua banda – Kriol’Art – já atuou em dois encontros de estudantes cabo-verdianos naquele país da Europa, e na celebração do Dia d’Africa.

Os shows que mais o marcaram, diz, foi quando actuou num evento em Portugal, na presença do atual Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, em Braga, em 2016, e do Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, no evento Cabo Verde Global Business, em Santa Maria da Feira em 2017.

PUB

PUB

PUB

To Top