PUB

São Vicente

Desenhos da Roh ganham espaço no mercado mindelense

 

Desenhos da Roh é um projecto de Jandira Rocha, natural de Santo Antão, que dá vida às capas de cadernos com ilustrações próprias e personalizadas. Esta jovem, que cresceu em São Vicente e reside na zona de Chã de Marinha, garante que, apesar de recente, o negócio já conta com muita demanda.

A ideia de divulgar os seus desenhos e tiras de banda desenhada nas redes sociais surgiu há cinco anos, mas foi há sensivelmente um ano que Jandira Rocha começou a finalizar os seus trabalhos como ilustrações digitais.

Os cadernos, a base do seu negócio, têm desenhos próprios, tipo cartoons, e são todos feitos à mão, visto que a mesma ainda não possui equipamentos apropriados que possam facilitar o processo. Por este motivo, o número de encomendas que recebe tem de ser reduzido.

Os preços dos produtos variam de acordo com o tipo de folha, pautadas ou lisas, o tamanho ou outras preferências do cliente. Em alguns casos, há pedidos de capas personalizadas sugeridas pelo comprador.

Grande demanda

Embora o seu trabalho seja recente e realizado com poucos recursos materiais, Jandira Rocha conta que a demanda do público tem sido extraordinária e que é gratificante ver o seu trabalho valorizado.

“Sinceramente tenho tido mais adesão do que pensei que teria. Tenho muitas ideias e muitos sonhos para este projeto e espero que se concretizem em breve. Acho que a arte é uma área muito linda, que precisa ser valorizada e espero que as pessoas gostem, porque é muito bom receber o feedback das pessoas”, pontua.

Para o futuro, a jovem pretende criar uma linha de materiais de papelaria, como cadernos, blocos de nota, planners/agendas, adesivos, entre outros, com ilustrações próprias e também fazer desenhos por encomenda.

A artista

Jandira Rocha, de 25 anos, começou a desenhar no ensino secundário. Apaixonada por tudo que esteja ligado à arte, a jovem seguiu o caminho da arquitectura onde já conta com licenciatura e mestrado.

Confessa ao NAÇÃO que teve dúvidas e reticências em relação aos passos seguintes, mas que aos poucos foi-se encontrando.

“O que mais gosto é de desenhar, foi um interesse que foi surgindo aos poucos e por muito tempo não sabia se era isso mesmo que eu queria fazer, depois interessei-me pela arquitectura e gosto muito. Por isso, fiz o curso, mas a minha paixão é pela ilustração, mas só tive certeza disso há pouco tempo”, confessa.

Todos os trabalhos desta artista podem ser acompanhados no Facebook “Desenhos da Roh” e no Instagram “roh_rocha2020”.

Jandira Rocha almeja, futuramente, conseguir trabalhar com o que gosta, pois acredita e segue o preceito “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”.

(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 708, de 25 de Março de 2021)

PUB

PUB

PUB

To Top