PUB

Política

Caras, bocas & boquinhas

A campanha eleitoral para as eleições legislativas de 18 de Abril arrancou esta quinta-feira (1). Para trás ficam as “bocas & boquinhas” das seis candidaturas e não só que foram o tempero da pré-campanha eleitoral e o aquecimento para o “sprint” das próximas duas semanas.

A primeira chega-nos da voz da autoridade máxima do processo eleitoral, a Comissão Nacional de Eleições (CNE), Maria do Rosário Pereira.

“É importante que os cidadãos tenham conhecimento desse acto e estejam cientes de que os partidos estão na posse desse fac simile, pois é normal que os partidos políticos façam a reprodução, ou seja, cópias com o objectivo de utilizarem na educação cívica dos eleitores e ajudá-los a compreender como é que votam correctamente no dia das eleições”, explica a  presidente da CNE, justificando que é “para evitar que venha a haver equívocos relativamente à utilização de partidos”, como houve em 2016, “que a CNE tomou a iniciativa de levar essa informação aos eleitores, em primeira-mão”.

Presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira, quarta-feira, 31 de Março, na Praia, no acto de entrega de cópias exactas (“fac smiles”) dos boletins de voto aos seis partidos concorrentes às Legislativas de 18 de Abril

Perder a alma

A construção de hotéis na ilha de São Vicente está integrada num projecto maior que abrange o terminal de cruzeiros e que vai trazer à ilha um turismo de “alta qualidade”. Trata-se de uma transformação da ilha de São Vicente, que, segundo Paulo Rocha, não se verificou durante os 15 anos da governação do PAICV. Durante esse tempo, afirmou, a ilha esteve “parada, perdeu alma porque foi colocada na prateleira por gente que agora estão a pedir uma nova chance”.

Paulo Rocha, cabeça de lista do MpD pelo círculo de São Vicente, durante a apresentação da referida lista para a ilha.

Entre apelos emotivos

Aos olhos do PAICV, é necessário “resgatar o orgulho e a esperança dos cabo-verdianos”. Apelando ao lado mais emotivo da sua candidatura, a líder dos “tambarinas”, Janira Hopffer Almada, escolheu nada mais, nada menos que a emblemática praça, em tempos denominada Praça 12 de Setembro, para apresentar a lista de Santiago Sul para o próximo embate eleitoral. A escolha calhou por ser essa a data do nascimento de Amílcar Cabral, fundador do PAIGC. E o simbolismo e referências prosseguem com esta candidata a revelar até que já avista o brilho ao fundo de uma estrela de esperança. Estas considerações foram feitas no passado dia 25 de Março, à margem da apresentação da lista do PAICV por Santiago Sul.

Em busca do equilíbrio… basta dos mesmos

“Nós temos duas metas, temos a meta mais superior que é trabalhar para ganhar e temos uma meta mínima que é tentarmos ter um parlamento equilibrado, onde não haja maioria absoluta e, portanto, temos aqui também a capacidade de influenciar a governação do País”, disse o candidato da UCID, António Monteiro, durante a apresentação da lista para as legislativas por Santiago Sul.

Ainda que haja uma ligeira ironia, António Monteiro, nesta corrida eleitoral adoptou o “Basta dos mesmos! Somos opção, sim?”, como slogan de campanha.

Sem exageros…um deputado

O candidato do Partido Popular (PP) às legislativas de 18 de Abril afirmou que o seu partido quer eleger pelo menos um deputado para continuar a lutar para o “bem-estar e dignidade” da família cabo-verdiana. Para isso aposta numa campanha simples e sem exageros, segundo noticiado pela Inforpress no dia 28 de Março.

Líderes e ilegalidades

“O Congresso de um Partido deve ser convocado pelo presidente. Portanto, foi um congresso ilegal e eu denunciei isso no Jornal A NAÇÃO, e, desde então, ficaram calados até hoje” 

José Augusto Fernandes, presidente do PTS (Partido do Trabalho e Solidariedade (reconhecido pelo Tribunal Constitucional), reagindo ao Comunicado de Gilson Alves, que, também, se diz, líder do PTS.

Reformas no ensino

“O ensino terá de ser reformado e transformado, assim como o sector da saúde e trabalho, para que possa haver desenvolvimento, neste Arquipélago que precisa de um Governo com medidas renovadoras”

João Além, presidente do Partido Social Democrático (PSD) e cabeça-de-lista para o Círculo Eleitoral de Santiago Sul, nas Legislativas de 18 de Abril

PUB

PUB

PUB

To Top