PUB

Círculo Santo Antão

Legislativas: António Monteiro promete “finca-pé” para regulamentar lei do investidor emigrante

O candidato da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), a primeiro-ministro nas legislativas do dia 18 de Abril, prometeu, ontem (3), durante uma conversa com eleitores no Porto Novo, fazer “finca-pé” no Parlamento para regulamentar lei de investidor emigrante.

António Monteiro, segundo a Inforpress, falava no Centro de Juventude do Porto Novo. O candidato da UCID disse que o actual Governo levou uma proposta-de-lei do investidor emigrante ao parlamento e a UCID votou a favor porque é uma “boa proposta”, que pode trazer uma “mais-valia” para Cabo Verde e para os emigrantes.

Mas, explicou que a lei “não está regulamentada”, o que dificulta aos emigrantes quando regressam à terra para investir.

“A única coisa que posso prometer é que se a UCID tiver força para equilibrar o parlamento vamos fazer um finca-pé para que qualquer que seja o governo regulamente essa lei, e, também, cortar as burocracias e criar condições para que os emigrantes que apoiam famílias enviando mantimentos tenham um tratamento adequado”, garantiu o candidato a primeiro-ministro, de acordo com a mesma fonte.

O político mencionou ainda a necessidade de equilibrar a taxa no Centro de Pequenas Encomendas, na Alfândega do Mindelo, que também serve Santo Antão, para que as famílias continuem a ser apoiadas.

O candidato da UCID precisou que é da sua responsabilidade, enquanto político e deputado, fazer do Parlamento “o centro da democracia”, de tomada de decisões para melhorar Cabo Verde, ao invés de ser um “centro repetidor do Governo”.

Daí, pediu aos eleitores para “não ficarem em casa” no dia 18 porque, observou, “se continuarem com medo vão perder oportunidade de melhorar a vida dos cidadãos”.

Para ele, Santo Antão é uma ilha que tem um “potencial agrícola e de pesca extraordinário”, mas, afirmou, nestes últimos anos “pouco ou nada se fez” a nível desses dois sectores.

António Monteiro lembrou que nos anos 80 havia uma cooperação “muito forte” com os Países Baixos, que investiram “rios de dinheiro em Santo Antão” para criar as condições para melhorar a agricultura e, passados todos estes anos, criticou, “o investimento quase se esfumou no tempo”.

Por outro lado, Monteiro criticou o facto de não se ter construído um cais de pesca em Santo Antão para melhorar a faina, de não se ter uma linha de crédito para os armadores de pesca, para que possam adquirir barcos de maior qualidade e dimensão.

Defendeu também que Santo Antão precisa de um aeródromo para casos de emergência e questões de protecção civil e de aumentar a ligação com São Vicente com barcos mais rápidos.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top