PUB

Círculo Fogo

Legislativas: PAICV confiante na capacidade de avaliação dos cabo-verdianos

A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, mostra-se confiante na capacidade de avaliação dos cabo-verdianos à governação liderada por Ulisses Correia e Silva, e acredita que irão traduzir isso nas urnas, no próximo dia 18 de Abril.

Janira, que ontem apresentou as listas concorrentes pelos três municípios da ilha do Fogo, círculo do qual o seu partido quer recuperar o bastião, garantiu à imprensa que a vitória é a meta para o próximo embate eleitoral.

O PAICV, garantiu, está a trabalhar para aumentar o número de votos e assim regressar à chefia do Governo.

“Estamos confiantes na capacidade de avaliação dos cabo-verdianos. Todos os cabo-verdianos estão a assistir que, depois das autárquicas de 25 de Outubro, o Governo está a correr para fazer em seis meses aquilo que não fez em quatro anos e meio”, defendeu, citada pela TCV.

A líder tambarina disse ainda que o Governo tem tentado “justificar” toda a falta de resultados com a pandemia.

“Até Março de 2020 o Governo de Cabo Verde teve um clima de tranquilidade, uma maioria parlamentar descansada no Parlamento e toda cumplicidade de todos os órgãos de soberania, até porque como eles falaram, dinheiro não era problema para eles, então porque é que não fizeram?”, questiona.

Caso seja eleita, Janira defende a vacinação como prioridade, para redinamizar a economia.

“O compromisso que assumimos com os cabo-verdianos, se formos Governo, se merecermos a confiança dos cabo-verdianos, o nosso objetivo é garantir a vacinação de 70% da população, até outubro de 2021”, altura em que arranca a época alta do turismo.

“Queremos salvar a próxima época alta do turismo. Temos de vacinar a população e relançar a economia, recuperando. É evidente que o turismo é o nosso motor da economia, ainda, temos uma necessidade clara de diversificar a economia, mas enquanto não a diversificamos temos de ter em conta que 24% do nosso PIB , de facto, é representado pelo Turismo”.

A candidata do PAICV a primeira-ministra termina na manhã deste domingo,4, a actividade de campanha no Fogo com um encontro com os jovens, na Casa da Bandeira, no presídio, para, à tarde, rumar à ilha do Sal, para levar as linhas da plataforma “Um Cabo Verde para todos”.

Nestas legislativas estão em jogo 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no país e três na diáspora. Concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde realizaram-se a 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, com 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

PUB

PUB

PUB

To Top