PUB

Mundo

Cooperação Norte-Sul: Angola no centro da Estratégia Política de Espanha para África

Angola e Espanha assinaram quatro novos acordos jurídicos de Cooperação, nos domínios da Pesca, Agricultura, Indústria e Transporte Aéreo.

Os acordos – segundo dá conta pt.euronews.com – foram rubricados à margem da visita que o Primeiro-Ministro (PM) de Espanha,  Pedro Sánchez, fez a Angola, na quarta e quinta-feira (7 e 8), como parte da sua Nova Estratégia de Política Externa, com foco principal em África.
Em Angola o PM espanhol abriu a Agenda de Trabalhos com a participação no Fórum Empresarial Angola-Espanha, que considerou uma oportunidade para reforçar as relações empresariais entre os dois países.

Durante o Fórum, o ministro de Estado de Angola para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, disse contar com Espanha para ajudar aquele País Lusófono da África Austral a acabar com a dependência excessiva do Petróleo.

Para isso – Nunes Júnior -, elencou os sectores da Agricultura, Indústria, Pescas, Turismo, Construção Civil, entre outros, como ramos que podem ajudar a edificar as fontes de rendimento, beneficiando do Investimento Externo.

Durante a sua intervenção, Manuel Nunes Júnior, disse que o nível de endividamento de Angola, com os credores externos, tomou outro rumo, desde 2020, como resultado da Nova Estratégia para torná-lo sustentável. “Vamos envidar esforços para que a dívida do País se mantenha numa trajectória sustentável”, reiterou o governante angolano.

Participou, igualmente, no Fórum, o presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

Em conferência de Imprensa, já depois das conversações a nível ministerial, no Palácio Presidencial, o Chefe do Executivo espanhol, Pedro Sánchez, afirmou que considera Angola um actor principal na pacificação da Região e reiterou a sua disponibilidade para apoiar o País no processo de diversificação da sua Economia.

Já Luanda espera que o reforço da Cooperação com Espanha contribua para acelerar o processo de Industrialização do País.

O Presidente da República, João Lourenço, remarcou, ainda, que está a par da preocupação dos empresários espanhóis, com a questão da Dívida, sendo este um factor inibidor do incremento das suas actividades, mas garantiu que tudo está a ser feito para proporcionar alguma tranquilidade.

João Lourenço encorajou os empresários espanhóis a investirem em Angola, para aproveitarem as vantagens competitivas da comercialização dos bens produzidos localmente, na Zona de Livre Comércio Continental Africana.

“Temos aqui um comércio de milhões de consumidores – de todo o Continente! -, que podem absorver os bens que venham a ser produzidos aqui em Angola, como resultado da parceria entre os nossos dois estados, da parceria entre os empresários espanhóis e angolanos”, destacou  João Lourenço.

PUB

PUB

PUB

To Top