PUB

Diáspora

Zuleica Varela de Cabo Verde para o mundo

Zuleica Varela é uma jovem modelo, natural de Santa Catarina de Santiago, e residente em Portugal, onde tem conquistado as passarelas em alguns países da Europa, inclusive tendo participado num filme em homenagem aos profissionais da saúde durante a pandemia.

Zuleica Varela, que começou a carreira de modelo aqui em Cabo Verde, aos 14 anos, conta que inicialmente “era insegura, não gostava de ser a mais alta, de modo que não andava na postura correta”, por isso, teve de ter “muitas aulas para corrigir a postura”, relembra a modelo que também reconhece que foi muito difícil superar e endireitar a sua postura.

Varela afirma que só pôde superar este problema graças à agência Elite Model onde “havia muitas meninas como eu, de modo que, sempre nos apoiamos, e sem perceber, já estava com a autoestima nas alturas”.

Realidades Distintas

A modelo diz que depois de ter chegado a Portugal já participou em vários desfiles com estilistas consagrados do país, assim como pousou para uma revista na África do Sul e que já foi destaque em alguns jornais portugueses.

Para além de Portugal,  Zuleica, já participou em desfiles em Espanha e num filme rodado em França, onde prestam homenagem aos profissionais de saúde durante esta crise sanitária mundial.

 Varela lamenta o facto de em Cabo Verde ainda não existir o devido reconhecimento para quem trabalha como modelo. 

E afirma que o país não tem um mercado voltado para a moda, de forma que não é possível criar nem desenvolver uma carreira neste sector.

Já em contrapartida, Portugal, “tem bastantes meios para garantir o sustento de quem quer ser e trabalhar como modelo, uma vez que existe um mercado voltado para quem trabalha e aposta nesta área”, afirma Zuleica.

De pés bem assentes no chão, Varela relembra que a chegada e o início da carreira em Portugal não foi fácil, uma vez que “duvidavam da minha capacidade e sentia muita indiferença em relação à minha pessoa”.

Varela conta que também duvidavam do seu conhecimento no mundo da moda, constrangimentos esses que já foram ultrapassados e hoje ministra aulas sobre postura e passarela.

PUB

PUB

PUB

To Top