PUB

Círculo Santo Antão

Legislativas: Janira pede “luta limpa” aos adversários políticos em Santo Antão

De visita à ilha das montanhas, Janira Hopffer Almada alertou ontem sobre possíveis manobras do adversário para manipular e comprar consciências e votos. A líder do PAICV pede que a CNE e as autoridades fiquem vigilantes.

Na ilha das montanhas, Janira Almada foi recebida por uma multidão, ao som do toca tambor e cola sonjon. Na ilha, a candidata a primeira-ministra advertiu para uma luta eleitoral limpa, ao denunciar possíveis estratégias de compra de consciência.

“Queremos uma luta limpa. Queremos que os cabo-verdianos escolham em consciência e exerçam o seu direito sem nenhum tipo de condicionamento e nenhuma manobra que impeça as pessoas de irem às urnas. Se houver alguma operação a pedir o bilhete de identidade para inscrição no Cadastro Social Único, isto é grave, e peço às autoridades judiciais e policiais que averiguem a situação porque não é aceitável”, pede Janira às autoridades.

Almada pede que a Comissão Nacional de Eleições e à polícia estejam atentos nos casos de incumprimento à lei eleitoral e alerta para manobras que buscam subtrair votos ao PAICV.

“Gostaríamos que a CNE ficasse vigilante porque nesse momento temos vários elementos de mesa que foram indicados pelo PAICV e que tem sido chamados a avisar que já não estão destacados”.

Ainda em Santo Antão, defendeu uma política de promoção do desenvolvimento económico que evite a emigração. A implementação do ensino superior não só na ilhas, mas em todo o país é defendida pela candidata.

“A ilha tem condições para manter a juventude e podemos  fazer isso se garantirmos o ensino superior em Santo Antão. De facto, é o nosso objetivo, com a confiança dos cabo-verdianos, levar ensino superior a todas as ilhas de Cabo Verde no sentido de capacitar os jovens não só nas novas tecnologias de comunicação, mas também na agricultura e aposta na pesca para que tenhamos uma política económica correta”, promete a líder do PAICV.

Nesta Quinta-Feira Janira se encontra em São Vicente e amanhã faz o encerramento da campanha na Praia, com uma carreata à tarde.

O PAICV concorre aos 13 círculos eleitorais na corrida às legislativas do próximo domingo,18, estando em causa 72 lugares ao Parlamento cabo-verdiano.

C/RTC

PUB

PUB

PUB

To Top