PUB

Círculo São Vicente

Legislativas: António Monteiro diz que 18 de Abril será uma data marcante na história do país

O candidato da UCID às legislativas de 2021, António Monteiro, disse que 18 de Abril será uma data marcante na história do país. O líder dos democratas-cristão fez esta afirmação, esta sexta-feira (16), em jeito de balanço da campanha eleitoral.

Monteiro, segundo a Inforpress, revelou que por todos os cantos do país que andou as pessoas mostraram-lhe uma “grande vontade de mudança”. Assim, termina a campanha com um sentimento “muito positivo” e convicto de que a UCID irá alcançar a meta de ter um “Parlamento equilibrado”.

“Os dados que nós temos indicam precisamente neste sentido. Cinco deputados em São Vicente, depurados em Santiago Norte e Sul, deputados em Santo Antão, deputado no Sal, na Boa Vista e no Meio. Conseguir eleger deputados nestas ilhas significa termos uma UCID forte e uma nova esperança para Cabo Verde, afirmou o candidato e líder do partido.

 A campanha da UCID fica marcada pela série de compromissos assumidos pelo seu líder, caso este venha a ser eleito primeiro-ministro, ou se conseguir cumprir com a meta de ter um parlamento equilibrado.

Uma das promessas de António Monteiro foi feita logo no início da campanha na ilha de Santo Antão. Aqui, durante uma conversa com eleitores prometeu fazer “finca-pé” no Parlamento para regulamentar lei de investidor emigrante. Já em São Vicente, onde acusou o governo de desconhecer a realidade de Ribeira de Vinha e Iraque, prometeu cortar nos gastos da classe política para investir em políticas sociais. Na mesma ilha prometeu ainda dois hospitais centrais novos e investimentos no diagnóstico e na carreira do pessoal da saúde.

Para São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, prometeu apostar na integração económica, com ligações marítimas diárias. Em campanha na cidade de Sal-Rei (Boa Vista) e na zona de Barraca, Monteiro pediu um deputado aos eleitores, prometeu um hospital e resolver os problemas da habitação na ilha.

Nos últimos dias de campanha, Monteiro, que se assumiu como o candidato melhor preparado para o cargo de primeiro-ministro, focou-se maiores círculos eleitorais. Na cidade da Praia, com deslocações ao cais de pesca e ao Plateau, o líder dos democratas-cristãos criticou as políticas do governo para o ordenamento do território e para as pescas, prometendo renegociar os acordos com outros países.

Em Santiago Sul, colocou a questão dos transportes interilhas na rota da sua campanha, depois de cancelada a viagem ao Sal. Monteiro prometeu que se estiver no governo, vai pôr fim ao monopólio nos transportes aéreos domésticos e rever o contrato de concessão da Cabo Verde Interilhas.

De regresso a São Vicente, o candidato da UCID afirmou a sua pretensão cortar as despesas do Estado e aumentar a pensão dos 23 mil pensionistas do país de 6.000 para 7.500 escudos.

António Monteiro concluiu a sua campanha na noite desta sexta-feira (16), com a participação numa carreata que percorreu diversas zonas de São Vicente.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no país e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PUB

PUB

PUB

To Top