PUB

Círculo São Vicente

Legislativas: António Monteiro quer reduzir custos do Estado para aumentar pensão social

O candidato da UCID às legislativas de 18 de Abril, António Monteiro, pretende cortar as despesas do Estado e aumentar a pensão dos 23 mil pensionistas do país de 6.000 para 7.500 escudos.

O líder dos democratas-cristãos levou esta proposta ao terreno,  na quinta-feira (15), numa acção que abarcou os bairros da Bela Vista, Pedreira e Pedra Rolada, em São Vicente.

António Monteiro disse que em termos de transporte, viagens, Governo e parlamento o Estado de Cabo Verde gasta mais de 600 mil contos, mas se esse gasto for cortado pela metade daria para aumentar a pensão social em mais 1.500 escudos.

“Ora, se cortamos metade desse dinheiro, e gastarmos 300 mil, os outros 300 mil dão perfeitamente para aumentar o subsídio em mais de 1.500 escudos para cerca de 23 mil pensionista”, propôs o candidato, segundo a Inforpress.

Para Monteiro, essa engenharia financeira seria de 30 mil contos por mês, que num ano representa mais de 300 mil contos. O político aproveitou para lembrar que na legislatura em que o Partido Africano da Independência de Cabo Verde governava foi permitida uma pensão de 7.500 escudos, por mês, mas depois a retirou.

“A UCID e o MpD bateram com forças para manter a pensão e a UCID tinha esperanças de que o MpD, ganhando o Governo, reporia o poder de compra dessas pessoas de mais idade que trabalharam muito para este país. Para o nosso espanto, o MpD aumentou apenas mil escudos quando deveria aumentar em 2.500 escudos”, recordou.

Para o candidato da UCID nas legislativas de 18 de Abril, o País vive uma situação difícil neste momento. Por isso, mostrou-se preocupado com a possibilidade de alguma derrapagem no próximo Orçamento do Estado e que possa pôr em causa a sobrevivência das pessoas.

“Sem sombra de dúvidas que o que é que estamos a ver neste momento pode nos levar a ter algum receio. Receio em garantir que as pessoas continuem a receber as suas pensões no final do mês, que continuem a ter os seus salários de forma tranquila, porque a derrapagem que temos neste momento a nível económico é demais”, criticou António Monteiro.

É que, conforme o cabeça-de-lista da UCID pelo círculo eleitoral de São Vicente, o actual Governo “está preocupado mais em ganhar as eleições e por isso esbanja dinheiro demasiadamente nesta campanha eleitoral”.

Segundo António Monteiro, com o actual cenário, os cabo-verdianos estão a correr um sério risco de apertar o cinto, tal como nos anos 90.

Mas, lembrou que estes “têm hipóteses de resolver esta situação e, em vez de apertar, folgar o cinto com uma escolha inteligente para fazer Cabo Verde criar mais condições ao ilusões e promessas”.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top